Arquitetura & Decoração

Casacor rs 2017!

     A maior mostra de arquitetura, decoração e paisagismo da América Latina, CASACOR, como já mencionado anteriormente no Blog, agrega anualmente consagrados arquitetos, designers de interiores e paisagistas, trazendo seus trabalhos com as principais tendências, padrões únicos e originais, sendo um mimo de exclusividade aos amantes dessa arte. A CASACOR Rio Grande do Sul chegou a 26º edição com Valdecir Santos, Vera e Karina Capa verde no comando. Esse ano contou com 44 ambientes reinados pelo ecletismo.

Dentre eles, um ambiente que chamou a atenção dos visitantes pela inovação e uso de elementos práticos e funcionais, foi o espaço Love Store, projeto das Arquitetas Juliana Damasio, Ane Lopes, e da Engenheira Ambiental Alice Guedes, com uma arquitetura mais tecnológica e impactante, um hall high-tech, composto por painéis de espelhos negros com palavras retro Iluminadas, onde nos convidavam para questões do nosso mundo atual. Um pedido perceptual a reflexão, com sons marcantes e expressões fortes, nos levavam a pensar: O que estamos fazendo pelo mundo?
1

Com um conceito minimalista, o ambiente comercial interativo, foi focado no amor e linkado ao trabalho voluntário, ponto forte do ambiente. O espaço principal contou com uma parede coberta com MUSGO ESCANDINAVO, uma referência a natureza e novidade desse ano, que é 100% natural, não precisa ser regado nem podado, e se mantem com a umidade do ar, tendo durabilidade entre 8 e 10 anos, uma grande aposta. Contou ainda com um sofá modular, nos trazendo a ideia de sustentabilidade, podendo ser usado com propostas diferentes em vários cenários. 6A frente um painel interativo onde as mensagens e fotos enviadas nas redes sociais estavam sendo apresentadas com a #lovestorecasacor, emoldurado com sancas iluminadas que passavam por todo o ambiente, possível esmaecer, como teto, parede e piso, causando uma imagem futurística. Como o propósito do projeto era compartilhar amor, estavam sendo representadas 5 ONGs através de tablets, onde as pessoas tinham acesso a vídeos e a história de cada uma, podendo assim se engajar com elas. As ONGs escolhidas foram: Aldeia da fraternidade (http://www.aldeiadafraternidade.org.br/site/index.html), Patas Dadas (http://www.patasdadas.com.br), Associação Beneficiente Santa Zita de Lucca (http://www.santazitadelucca.com) , Toda Vida (https://www.facebook.com/MEIOAMBIENTETODAVIDA/?fref=mentions), e Vida Urgente (http://www.vidaurgente.org.br/site/).

7Na saída apresentou um mural parede/teto com a mensagem: TENTE FAZER DO MUNDO UM LUGAR MELHOR, onde também poderíamos colocar bilhetes com mensagens positivas, além de um quadro em formato de L, feito pela artista plástica Vanessa Andréia, com as cores do ambiente. 

52

O espaço fez muito sucesso no evento e foi TOP 1 no site DICASANOVA por Hellen Firmino, em relação a conceitos. 

Quer fazer um tour pelo ambiente? Acessa: http://www.casacor-rs.com.br/ab/29/

Vale a pena conferir.  

Achei muito interessante não só pelo Design Inovador mas pela ideia de reflexão sobre o que fazemos no dia a dia, sobre o que deixamos de fazer, sobre a mensagem passada a ajudar o próximo, um projeto além da arquitetura. Uma loja de amor. O que estamos fazendo pelo mundo? 

Espero que tenham gostado. 

 

8 Stephanie Gabert Franco

s.gabert@hotmail.com  55 99982-9933

 

Viagens

Brasília: uma cidade encantadora!

DSC08502Eu poderia começar perguntando o que lhe vem à cabeça quando alguém menciona Brasília perto de você, mas não vou fazer isso porque não quero nem imaginar a sua resposta. Agora, falando sério: você já pensou em visitar a capital federal um dia? Se não, sugiro que você pense no assunto e aproveite um dos próximos feriados para ir para lá. Brasília é uma cidade sensacional. Estive lá há pouco mais de um mês pela terceira vez e me apaixonei de novo. Ignore todas as barbaridades que acontecem por lá, ok? E divirta-se ao máximo, porque Brasília tem uma vida cultural que abrange todas as regiões do Brasil, é o centro cultural do país, literalmente. Tem atrações para todos os gostos!A chegada em Brasília já é linda porque, conforme o lado em que você está sentado no avião, você consegueter essa visão ali de cima do plano piloto, identificando o formato de avião e o lindo Lago Paranoá. E o aeroporto, que mais parecia uma rodoviária, foi totalmente remodelado.DSC08542Este é o Palácio da Alvorada, residência oficial do Presidente da República. É possível se acompanhar a troca da guarda, também. Entretanto, em razão dos últimos acontecimentos, não foi possível, desta vez, chegar até a frente dele.

DSC08569Na Praça dos Três Poderes, encontram-se o Palácio do Planalto, local onde o Presidente da República trabalha. Também está a sede do Poder Judiciário (STF) e o Congresso Nacional. No meio, a maior bandeira brasileira hasteada permanentemente, ao lado do Panteão Nacional.

DSC08577Nessa praça há uma maquete do Plano Piloto. Brasília foi totalmente desenhada por Oscar Niemeyer e toda essa região está tombada pelo Patrimônio Nacional e pela UNESCO em razão do seu conjunto arquitetônico. Não se esqueça de se hidratar. Há meses muito secos por lá, com clima próximo ao desértico. Tenha sempre água consigo.

DSC08583A visita ao Panteão é gratuita, assim como a visita ao Palácio do Planalto, ao STF e ao Congresso Nacional. Organize-se nos horários, pesquisando nos saites oficiais.

DSC08607De cima da Pira da Pátria, é possível se vislumbrar a esplanada dos ministérios. E também o Candango, a estátua que foi erguida em homenagem àqueles que construíram a cidade. Aliás, existe aqui ao lado a vila dos construtores.

DSC08628O Eixo Monumental possui muitas atrações ainda. A Torre da TV é uma delas e de lá se tem uma belíssima visão da cidade. Tanto para o lado da Esplanada como para o do Memorial JK. Na parte de baixo, uma feirinha de artesanato muito legal, que eu tenho certeza de que você vai gostar.

DSC08650 DSC08658À noite, o chafariz é iluminado e possui música ambiente. O local é seguro, aliás, como toda essa região da cidade.

DSC08667A Catedral de Brasília é outro ponto alto da cidade. Mas não se esqueça: ela fecha às 17h, aliás como toda essa parte cívica. Você precisa se organizar para não se perder nos horários.

DSC08704 DSC08710 DSC08715O Palácio do Itamaraty é lindo de dia e de noite. Quando fui, a visitação estava suspensa em razão do encerramento do contrato com a equipe. Mas já me disseram que é uma das visitas mais legais que tem por lá. A iluminação noturna deste prédio e da Catedral são uma atração à parte.

DSC08752O Congresso Nacional abriga de um lado a Câmara dos Deputados (quem olha de frente, o lado direito) e o Senado Federal (lado esquerdo). A visitação ocorre de hora em hora e não é permitido o acesso de bermudas (nós tivemos que voltar em casa para troca de roupa).  Deixando as questões políticas de lado, a visita é interessante e possui material para crianças e adolescentes, também.

DSC08802Abaixo, o plenário do Senado Federal e a famosa bandeira feita com uma escova (tem também a Catedral e o Congresso Nacional). Na próxima foto, o plenário da Câmara dos Deputados.

DSC08843 DSC08850Outro lugar que deve ser visitado é o Memorial JK. Ali consta toda a história da Brasília. Além disso, JK está enterrado em seu interior.

DSC08863 DSC08865 DSC08876

Brasília possui excelente rede hoteleira e de restaurantes. Também, há muitos teatros e locais para shows. Sugiro que você pesquise o Clube do Choro (que fui agora nesta última ida), o Teatro Nacional (fui nas vezes anteriores), o Museu Nacional (que conheci agora também) e outros tantos lugares que possuem shows. Há excelentes shoppings, apesar de eu achar que shopping é igual em qualquer lugar do mundo e não seja este meu objetivo quando  viajo. Você pode, ainda, agendar passeio de barco pelo Lago Paranoá ou, simplesmente, desfrutar seu dia em algum dos restaurantes ou parques da cidade. Gosta de cachoeira? Também tem! Visite a do Poço Azul, que é linda e fica bem pertinho.

Como eu já disse, Brasília vai muito além daquilo que se vê na TV. Tem boa frota de táxi e uber e cabify funcionam muito bem, também. Leia mais aqui sobre esse destino tão especial.

E aí? Já emitiu a passagem?

andrea-barros-particular2 - Copia

Arquitetura & Decoração

CASACOR RS 2017!

          

             CASACOR é uma das empresas do Grupo Abril, reconhecida como a maior e mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas. O evento reúne anualmente renomados arquitetos, designers de interiores e paisagistas em vinte cidades do Brasil, e em seis outros países, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai, Peru e EUA (Miami).

               A CASACOR Rio Grande do Sul  foi criada em 1992, e está encerrando a sua 26ª edição. Gramado também sediou o evento, porém as maiores ações da versão gaúcha da mostra aconteceram na capital. Este ano o Petrópole Tênis Clube sedia pela segunda vez consecutiva a versão gaúcha da mostra. Os ambientes decorados estão todos dentro do tema nacional “Foco no Essencial”, mas a mostra regional traz também “O design mais próximo das pessoas” como destaque. A curadoria técnica da mostra é das arquitetas Aclaene de Melo e Gabriela Ordahy.

Outra marca da franquia é a realização da CASACOR ao mesmo tempo em vários endereços; já participaram Moinhos Shopping, Barra Shopping Sul e Hotel Laghetto, o qual até hoje mantém o décor das áreas comuns. A partir de 2016 a mostra passou a contar com os Chef’s Table, encontros de gastronomia exclusivos organizados pela Embaixada Gourmet, com a presença de chefs nacionais e internacionais.

Designers de Interiores formadas em meados deste ano pelo SENAC, e eu minhas colegas visitamos a  CASACOR pelo segundo ano consecutivo, e ficamos novamente encantadas. Eu trouxe hoje para vocês algumas fotos de nossa agradável tarde de sábado no Petrópole Tênis Clube, e de alguns ambientes que se destacaram para nós. A mostra completa pode ser acessada no site oficial da CASACOR, de onde extraí um pouco da história do evento e algumas das fotos. Deliciem-se com o bom gosto e com a criatividade dos profissionais que planejaram e executaram esses belos ambientes!

kkk

Bruna Corrêa, Jennifer Sampaio e Milena Ornelas – Designers de Interiores

kkkk

Jardim Arte e Luz – Soraia Pereira

mmmmmm

Drops de Anis – Carla Tortelli e Luana Fernandes

nnnnnn

Suíte do Bebê – Mariana Fogliato

ppppppp

Living Jovem – Paula Schwartz

aaaaaaaaaaaa

La Terraza – Janynne Meneghetti e Maria Eugênia

cccccccccccccc

Cozinha e Adega Dele – Daniel Moraes

ddddddddddd

Morada da Praia – Michel Reis Eberhart

eeeee

Onde o Jazz Encontra o Vento – Lineastudio Arquiteturas

fffff

Lavabo – Cristiane Araújo

gggggg

Street Loft – Sandro Jasnievez

hhhhh

Studio de Design – Ana Paula Weber, Marcio Moreira e Magali Montani

11111111111111

Deck Bru Tramontina – W4 Arquitetura

Blog, Dicas

Como Planejar Sua Mala!

         As Mulheres Donas de Si estarão na estrada por uma semana. Viajarão para Itá (SC), onde apresentarão o Documentário “Mulheres Donas de Si e as Faces do Envelhecimento” no II Seminário de Envelhecimento Ativo; depois rumarão para Florianópolis para lançar a primeira filial das Mulheres Donas de Si, e depois irão para Gramado para algumas reuniões.

               Sim, elas não sossegam!  20987734_10211826624879097_678441607_n

               Ajudei a programar suas malas, para que viajem com muito estilo, porém leves e com seus looks programados para todas as ocasiões que participarão.
21013488_10211826628359184_2058133445_n

Elaborei 10 dicas de ouro para você também planejar suas malas, basta considerar:

1) Clima na cidade destino: é super importante que você confira o tempo e a temperatura que fará, assim pode planejar se as roupas que levará serão de verão, de inverno ou de meia estação;

2) Quantos dias ficará fora: a quantidade de peças que levará na mala depende do número de dias em viagem.

Em geral, para viagens de fim de semana, são necessárias:

– 3 peças de baixo;

– 6 peças  de cima

– 2 pares de calçados; e

– 1 bolsa.

Se o tempo fora for de 7 a 10 dias, precisará de :

– 6 partes de baixo;

– 12 partes de cima;

– 3 pares de calçados; e

– 3 bolsas.

Para viagens que ultrapassem 15 dias, leve uma mala bem grande, pois a regra diz que você deve munir-se de:

– 10 partes de baixo;

– 20 de cima;

– 5 pares de calçados; e 3 bolsas.

20979811_10211826627039151_659138543_n

3) Locais que frequentará: pense sempre qual é o local para onde está indo e o tipo de vestuário usado por lá. Se é praia, cidade ou campo. E também, se você vai a trabalho ou turismo, vista-se de acordo para não destoar dos demais e considere o dress code dos eventos que participará (congressos, casamentos, formaturas, rodadas de negócios, etc).

4) Cores: é melhor que as peças combinem entre si, inclusive as estampadas, deste modo, sua mala ficará mais “inteligente” e seus looks mais versáteis.

– Para uma mala mais formal, coloque 1 peça colorida para cada 3 peças bases neutras, por exemplo, uma blusa amarela + uma cinza + 1 off-white + 1 preta.

– Para uma mala mais descontraída, coloque metade das peças coloridas e metade de bases neutras, por exemplo, 1 blusa vermelha + 1 verde + 1 branca + 1 marrom.20986483_10211826623279057_1885898614_n21013381_10211826624519088_1624271187_n

5) Faça um checklist de todas as peças que está levando, e também daquelas que não levará, mas que deseja adquirir na viagem.

6) Coloque na mala seus acessórios preferidos, eles ocupam pouco espaço e multiplicam seus looks.

7) Leve uma mala de mão com remédios, produtos de higiene, óculos de grau e de sol, documentos, aparelhos eletrônicos e carregadores. Sempre convém ter uma muda de roupa junto (pois pode acontecer um pequeno acidente e você ter que trocar a roupa) e um casaquinho. Consulte a companhia aérea para saber das regras da bagagem de mão.

8) Coloque um identificador na mala que será despachada: uma fita colorida ou algo chamativo que faça você reconhecê-la de longe. Isso evita que ela seja confundida com a de outro passageiro.

9) Limite de peso: consulte a companhia aérea para saber qual é o peso máximo que sua mala pode ter, a fim de planejar melhor a quantia de peças e quais peças levar.

21015306_10211835143652061_1097770930_n

10) Sua beauty case é importante, mas limite sua maquiagem ao básico, por exemplo, em apenas uma paleta de sombras, 3 cores de batons e 2 esmaltes. Mas se faz uso de secador, prancha elétrica e outros itens que normalmente usa em casa, leve-os consigo na viagem, pois sempre devemos estar na melhor versão de nós mesmas!

Lu