Coluna Estefânia Adams

APRESENTAÇÕES E CUMPRIMENTOS

Leila Moura, Mulheres Donas de Si (1)               Confesso que este não era o tema desta postagem, mas resolvi atender a um pedido e comentar um pouco sobre apresentações e cumprimentos. Não vou me estender nas regras formais, pois estas estão disponíveis em arquivos e manuais que podem ser pesquisados, inclusive, na Internet. Caso queiram ler sobre o assunto, sugiro que verifiquem a fonte para ter certeza de que as informações são corretas e seguem as regras da etiqueta formal. A Internet é recheada de conteúdo sobre o tema, mas nem todos estão embasados em conhecimento.

               O que motivou esta abordagem, porém, foram os vídeos e imagens divulgados durante a posse do novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em especial sobre situação envolvendo Michelle Obama e Melania Trump.  Em um determinado momento, o casal Obama aguardava a chegada de Donald Trump e sua esposa na porta da Casa Branca. Postados ao pé da escada, assistiram Trump descer do carro sem esperar por sua esposa, se dirigir a eles e, de imediato, iniciar os cumprimentos. Melania, visivelmente sem jeito, sai do automóvel depois que o marido, sobe as escadas e também inicia os cumprimentos, presenteando em seguida Michelle.  De costas para a esposa, Donald Trump praticamente ignora a presença da mulher. Mesmo que a regra diga que os homens cumprimentam-se primeiro e a seguir apresentam suas acompanhantes, o que vimos foi Melania chegando sozinha – com o marido de costas para ela – cumprimentando primeiro Obama e logo depois Michelle. As imagens e vídeos que mostram esta descrição pipocaram nas redes sociais e em outros tantos canais, gerando as mais diversas discussões, incluindo memes.

               O fato é que, independente do cerimonial proposto – o mais rigoroso e competente possível, já que estamos falando na troca de presidência do mais poderoso país do mundo – Donald Trump, sem se importar com sua esposa, comportou-se como se estivesse sozinho. Melania, mesmo sendo uma mulher acostumada a transitar pelos lugares mais luxuosos do mundo, mostrou-se visivelmente insegura em sua condução. Coube a Obama e Michelle, acostumados com cerimônias oficiais e familiarizados com aquele ambiente, conduzirem a situação, com toda a naturalidade e elegância que lhes é peculiar.

             O que quero dizer com isso é que, com exceção das regras formais de etiqueta que devem ser mantidas sempre, com todo destaque para as regras de precedência, o importante é agir com naturalidade, sem nunca esquecer que cordialidade, gentileza e educação andam sempre juntas.  Eu resumiria dizendo: não parta para os exageros em fala, beijos e abraços esfuziantes. Deixe estes para a sua família e seus amigos mais íntimos. Mas não esqueça que gentileza e delicadeza no trato são sempre muito bem-vindos. Afinal, apresentar ou cumprimentar pessoas exige, na verdade, certa dose de atenção e todo o bom senso. Educação e cordialidade são palavras de ordem por aqui!! Ilustro isso com uma passagem de Glória Kalil (adoooro ela!!!) que diz: “É sempre o superior hierárquico quem dá o sinal. Se você for apresentado à Presidente da República, por exemplo, é ela quem vai sinalizar se beija ou não; no caso de duas pessoas da mesma idade e situação profissional, é a mulher que mostra se está a fim de cumprimentar com beijo ou se prefere ficar só no aperto de mãos.” 

               Mas lembre-se: como a posse de presidentes e outras autoridades não faz parte da nossa rotina, não seja tão rígido no cumprimento à etiqueta. Bom senso, educação, cordialidade e gentileza sempre!. E se tiver que beijar durante uma apresentação ou cumprimento, não evite pensando em regras formais. Seja natural, cordial, mantenha discrição e mostre que não existe nada melhor do que conhecer ou rever as pessoas.

5124-0048-04151

Estefânia Adams, Relações Públicas!

Logo

Viagens

Cruzeiro Baila Comigo, venha conosco!

017

               Em 2012 realizei o meu segundo cruzeiro. Adoooooro. Viagem de navio é muito prática, porque você chega em vários lugares, sem ter o trabalho de carregar malas. Você se diverta e descansa, sem precisar de horários rígidos e pré-estabelecidos por um guia. Faz muitas amizades e tem todo o conforto do serviço de bordo. No Cruzeiro temático Baila Comigo você tem várias oficinas de dança durante o dia e pode curtir variados ritmos à noite, nos diversos salões.

navio1

Navio Música do MSC, empresa italiana,inaugurado em Veneza em 2006, possui elegantes ambientes!navio5Suites com varanda para três pessoas!

navio7

Área da Piscina, onde tem muito divertimento com a equipe de recreação!

navio13

Apresentações e oficinas de danças, de vários ritmos durante todo dia.

Você gosta de dançar? Então precisas embarcar nessa onda!

navio10               Tivemos o privilégio de ter aulas com Carlinhos de Jesus e outros tantos que participam da Dança dos Famosos do Programa Global!137Bons restaurantes e lanches disponíveis o dia inteiro!045              Todas as noites você tem a opção de ir ao teatro, antes ou depois do jantar (como você escolher na compra do seu pacote de viagem!)

               O roteiro que participei foi na Costa Brasileira, porém em 2017 o Baile Comigo irá atracar em Punta del Este, Buenos Aires e Montevidéu. A seguir fotos de outras viagens que realizei nesses locais.

PUNTA DEL ESTEDSC01343Punta del Este na Praia Brava, na escultura da mão do artista plástico chileno Mario Irrazábal.

 “A mão significa a presença do Homem na Natureza, o Homem surgindo à Vida”.

DSC01288Cais do Porto em Punta del Este!

DSC01325Conrad Punta del Este Resort & Casino, um luxo!

DSC01317               Casapueblo é a antiga casa de verão do artista plástico e arquiteto uruguaio Carlos Páez Vilaró! Está localizada em Punta Ballena, próximo de Punta del Este, no Uruguai. Vinicius de Moraes era amigo de Vilaró e também tinha uma propriedade nas redondezas e essa residência lhe inspirou para compor a seguinte música:

A Casa

Era uma casa
Muito engraçada
Não tinha teto
Não tinha nada
Ninguém podia
Entrar nela, não
Porque na casa
Não tinha chão

Ninguém podia
Dormir na rede
Porque na casa
Não tinha parede
Ninguém podia
Fazer pipi
Porque penico
Não tinha ali

Mas era feita
Com muito esmero
Na Rua dos Bobos
Número Zero

BUENOS AIRES

261874_215630358475804_5077010_nCasa Rosada, sede do Governo Argentino!

263759_215630511809122_6412331_n               Uma flor gigante de alumínio que fecha a noite!. Localizada próximo ao Bairro da Recoleta, outro local imperdível com vários bares e restaurantes. A noite é um espetáculo!

267544_215631378475702_7374415_n

É claro que você não pode deixar de ir ao popular Bairro La Bombenera com suas charmosas casas coloridas!

MONTEVIDÉU

montevideu               A capital do Uruguai possui lindas árvores e você pode fazer um passeio gostoso por lojas, livrarias, mercado público e modernos shoppings.

montevidéuVocê pode apreciar as construções históricas e visitar vários museus!

417048_330982013607304_1980636020_n               O Baila Comigo 2017 sai do Porto de Santos em 12.03.17 e se você deseja ter a companhia das Mulheres Donas de Si procure a Planalto Turismo- Santa Maria.

 

 

Cultura

Autobiografia de George Harrison

1

Finalmente saiu a edição aumentada de “I Me Mine – The Extended Edition”, autobiografia de George Harrison, Guildford, UK, Genesis Publications, 570 páginas, 2017, Harrisonsongs Limited. A edição prévia de 1980, com tiragem de 2000 exemplares esgotou há muito tempo e, para os colecionadores e admiradores de Harrison, esta edição supera as expectativas, muito em função de ter sido constantemente revisada e aumentada por Olivia Harrison.

4

O livro é um memorial, escrito por George Harrison, que marca suas idéias e observações sobre as canções que escreveu desde o tempo dos Beatles até o seu derradeiro álbum, “Brainwashed”. Com algumas pinceladas da sua infância em Liverpool, o aparecimento e crescimento da beatlemania, Harrison comenta, com humor e ironia, passagens de sua vida e, claro, algumas de suas paixões como o amor pela India, jardinagem e carros de corrida.

2

Esta edição apresenta 141 canções de Harrison, com as letras originais (pode-se ver aquilo que George cortou, por exemplo) e os comentários únicos e bem humorados sobre as canções e o que as inspirou. O trabalho de Olivia é fundamental para aclarar originais e, claro, seu próprio testemunho sobre a criação da obra, afinal era sua esposa.

7

Mas também há a contribuição de Derek Taylor, tanto em depoimentos como na ajuda e persecução do material.

9

Para informar: numa das fotos postadas, George está com Jan Persson, chamado por Harrison de “guitarist-in-law”. Enjoy.

6

 

Contribuição: Professor Robson Pereira Gonçalves

Fonte: perfil pessoal no facebook

Moda

Peças atemporais para um armário inteligente!

Com muita alegria, estou de novo falando sobre a minha paixão, a moda, aqui no Blog Mulheres Donas de Si. Estamos ainda no verão, mas as vitrines já nos trazem um pouco da temporada outono-inverno e fazer as escolhas certas nessa época é fundamental. A moda vem acompanhando as mudanças do mundo e se reinventando a cada lançamento, estação e coleção. Cada dia se torna mais necessário aprender a consumir melhor e pensar a moda como algo que nos faz feliz. Fazer escolhas inteligentes é ter looks de qualidade que servem para diversas ocasiões e ainda combinam entre si no guarda-roupa. Existem diversas peças atemporais, que valem o investimento e transitam entre todas as estações, muitas vezes apenas com acréscimo de acessórios ou de uma terceira peça. Confira algumas ideias:

1

Vestido soltinho

Um vestido é sempre fundamental para uma produção mais fresquinha com um toque romântico. Para levar a peça do verão para o inverno, basta apostar em um casaco – que pode variar conforme a temperatura e trocar a rasteirinha pela meia-calça e bota. Pronta para encarar o frio linda.
2

Tênis

O tênis é sinônimo de conforto e versatilidade e nunca esteve tão em alta nos pézinhos. Ele pode passear em todas as estações e combina até com produções mais formais. Tudo pela liberdade de estar bem.
3

Camisa branca

A camisa branca é uma peça que todo mundo tem ou já teve no armário. Um bom tecido garante que a peça seja usada em dias mais quentes, mas também no frio, combinada com casacos ou lã.

tricÕ

Tricô

O tricô tem cara de vó e é uma tendência fofa que chegou para ficar em nossos corações. Com leveza ele pode ser usado no verão e fica lindo sozinho ou combinado com outras peças, como o jeans ou camisetas de algodão.

4

Acessórios

Sempre eles <3 Um bom acessório pode carregar uma produção inteira e dar o toque final para ser inesquecível. Invista em bons colares, brincos, cintos, bolsas, lenços…eles podem salvar o seu dia e dar muita personalidade para um look.

 

Ameeei participar mais uma vez do blog e espero ter ajudado as leitoras com os meus segredinhos compartilhados. Um beijo grande da Dai Rabelo!DaianeDaiane Rabelo Collection: Rua Riachuelo, 315 – Centro Fone 55. 30261220

 

Fotos: Google e Pinterest

 

Coluna Estefânia Adams

ITENS DA DECORAÇÃO NÃO SÃO LEMBRANCINHAS DA FESTA

Foto Marcelo Kuczura (1)Foto Marcelo Kuczura

               A decoração é hoje um dos principais itens no planejamento de eventos sociais e tem, muitas vezes, tornado-se quase protagonista da ocasião. Capaz de transformar qualquer ambiente, seja áreas interna ou externa, confere o clima, o tom e o tema da festa.

Nos últimos tempos, tem-se percebido um grande investimento neste item, em especial nas comemorações de casamento, aniversário e formatura. Assim como tem crescido o número de empresas da área que, cada vez mais, investem na diversificação de seu estoque e em qualificação nos quesitos mão-de-obra, ideias e possibilidades de ornamentação. Confesso que, muitas vezes, acho que a decoração é tão impregnada de peças, flores e outros tantos elementos e adereços decorativos, que o que poderia ser belo passa a ter um certo exagero visual. Quando possível, sou adepta do “menos é mais”. Mas isso é uma questão de gosto e estética!

De qualquer forma, tudo – e tudo mesmo – que está em exposição, enfeitando o ambiente ou no serviço aos convidados, ou são itens locados, ou pertencem ao anfitrião, ou ainda uma combinação de “fontes provenientes” desses itens. Eles não estão disponíveis para que sejam levados para casa no final da festa. E seja ele qual for! Incluo aqui as flores, sempre lindas e quase, quase irresistíveis. Não! Nem elas devem ser levadas sem consentimento. Pense que, em vez de enfeitar a sua casa, elas poderiam, por exemplo, ser doadas para enfeitar lares assistenciais. Ficariam ainda mais bonitas, não é mesmo?!? Nenhuma peça ou item da decoração é lembrancinha! Estas, quando previstas, são distribuídas pelo anfitrião ao despedir-se de seu convidado; ou são colocadas em um espaço previamente determinado para que o convidado possa levar, traduzindo uma maneira delicada de agradecimento pela presença e uma forma de manter na memória os momentos compartilhados. Mas atenção, neste caso, mostre que você é chique, fina e elegante, e leve uma, apenas uma lembrancinha!

               Portanto, lembre-se sempre, a não ser que haja autorização do anfitrião – ou de alguém responsável e com autoridade para liberação – não saia do evento carregando na bolsa ou nas mãos algum elemento da decoração. Nem mesmo as flores!!! Com certeza, você dará prejuízo, no mínimo, ao seu anfitrião, que terá que arcar com o valor de reposição da peça.

               Aproveite, divirta-se muito e guarde na memória, no coração e em fotos as lembranças da festa!
5124-0048-04151Estefânia Adams

Logo

 

As fotos que ilustram as postagens desta coluna são de trabalhos realizados por mim.