iluminaçao-sala-karin
Arquitetura & Decoração, Casa

A iluminação ideal para cada ambiente da casa

A luz pode propiciar relaxamento e também estimular a concentração, e é por isso que um projeto de iluminação de ambientes deve ser pensado de forma personalizada.

Para cada ambiente um projeto diferente, e a iluminação faz parte desse planejamento. Além de iluminar, a luz é responsável por transformar e dar destaque a espaços ou elementos, valorizando ainda mais móveis e objetos de decoração.

Os hábitos dos moradores influenciam diretamente no planejamento do projeto luminotécnico de qualquer ambiente. As novas tecnologias de construção estão mudando a forma como pensamos o controle de iluminação em uma residência ou até mesmo em um edifício inteiro.

Se o assunto é economia de energia, o melhor é investir na automação da iluminação. Um sistema de iluminação inteligente considera tanto a luz elétrica quanto a natural. Nesses sistemas, o melhor é que as lâmpadas de LED sejam todas do tipo dimerizáveis.

Mas como escolher a melhor iluminação para cada ambiente?

Para garantir os efeitos desejados, é preciso levar em consideração o uso de cada espaço da casa e das necessidades dos moradores, para, assim, fazer as melhores escolhas.

Na sala, a iluminação tem diferentes funções

Para deixar a sala de estar mais aconchegante, mais do que a escolha dos móveis, é essencial que o projeto de iluminação do ambiente não deixe nenhum espaço no escuro. Por isso é importante criar fontes de luz diferentes e escolher as lâmpadas mais indicadas para cada lugar.

Os modelos LED tem maior vida útil, consomem 30% menos de energia e podem ser usadas tanto em nichos como em estantes, conferindo amplitude aos móveis.

Como na maior parte das casas, a TV é parte integrante da sala. Uma iluminação eficiente deve atender diferentes funções, podendo ser mais escura na hora de ligar a televisão e mais clara para os momentos em família ou ao receber visitas.

Na sala de jantar, a iluminação é fundamental para dar aquele toque especial no ambiente. As refeições se tornam mais agradáveis com uma luz adequada que pode ser um abajur ou luminária pendente que ajuda a criar uma atmosfera de maior intimidade e aconchego. Para isso, deve ser usada entre 70 cm e 1 m para não criar desconforto visual, variando de acordo com o tipo de lâmpada e altura do teto.

Luz ideal em varandas ou jardins

Seja em casa ou em apartamento, as varandas ou jardins são espaços de integração, que unem os moradores e, por isso, a iluminação da varanda também deve ser planejada para trazer tranquilidade. Quase sempre há plantas nesses ambientes, então, para iluminar o espaço e ao mesmo dar destaque às folhagens, o ideal é fazer uso da iluminação direcionada. Além das tradicionais lâmpadas brancas e amarelas, lâmpadas coloridas podem proporcionar um efeito diferente no espaço.

Em apartamentos, a iluminação da varanda também pode contribuir para que a decoração fique muito melhor. Uma boa sugestão são os abajures ou ainda os spots de luz, que, acoplados ao teto ou às paredes, ocupam menos espaço, cumprem sua função e deixam o ambiente mais refinado.

Em espaços externos, o projeto luminotécnico deve promover as sensações de acolhimento e segurança. Para isso, as luzes devem ser abundantes para facilitar a locomoção no período noturno. Em ambientes descobertos, lembre que a iluminação deve ser resistente à chuva.

Iluminação do banheiro

Além da decoração, a iluminação do banheiro é também um dos elementos importantes para que o ambiente fique harmonioso e aconchegante. Para isso, o projeto de iluminação deve atender as necessidades de uso, seja no banheiro da suíte, do quarto de hóspedes ou o lavabo.

Na hora de iluminar o banheiro, pense primeiro na luz que vai preencher o espaço por inteiro. Depois planeje os focos específicos para a execução de tarefa, como nas áreas da bancada, do box e até mesmo do vaso sanitário. As luzes de destaque não são exigências para uma iluminação eficiente, mas usar lâmpadas direcionadas no espelho ou no box facilita na hora de tomar banho, fazer a barba ou a maquiagem.

De modo geral, as lâmpadas fluorescentes e as LEDs são boas opções para iluminar banheiros, mas fique atento à umidade. Lâmpadas com alta potência e que ficam em luminárias fechadas faz com que a durabilidade seja reduzida, pois queimam precocemente.

Iluminação nos quartos

Os quartos são basicamente usados a noite. Por isso a iluminação artificial é elementar para enfatizar o aspecto do quarto e criar um ambiente convidativo e acolhedor.

A intimidade dos quartos exige uma iluminação diferenciada. O principal, nesses ambientes, é pensar em como a luz pode transmitir conforto, relaxamento e bem-estar. Devido a isso, a iluminação geral do quarto deve ser indireta, embutida ou de sobrepor. A melhor forma de  fazer isso é optar por uma iluminação indireta, a famosa meia luz. Esse efeito pode ser dado por abajures, luminárias ou até mesmo por um spot sobreposto no gesso do teto. As sancas ‘invertidas’,  arandelas e luminárias de piso também são alguns exemplos de como obter uma iluminação mais aconchegante.

Sobre o criado-mudo, o abajur tem função decorativa, cria um ambiente aconchegante e valoriza o quarto, além de permitir uma boa leitura ou assistir tv com a luz principal desligada. Se o objetivo principal é a leitura, opte por modelos com luz direcionável.

Cozinha bem iluminada

Já se foi o tempo em que a cozinha não era considerada uma área social da casa. Hoje, com projetos de interiores modernos, cada dia mais elas dividem espaço com outros ambientes da casa como a sala de jantar e de estar, quando o quesito é convivência entre os moradores. A cozinha é tamém um dos locais mais frequentados da casa, onde buscamos algo para comer ou beber. Por isso, é importante que o ambiente esteja sempre bem iluminado com lâmpadas que não cansem a vista.

Exatamente por isso é que as cozinhas devem ter uma iluminação inteligente, que ao mesmo tempo clareie o espaço como um todo,  facilite as tarefas, como cozinhar e lavar louça, e também proporcione uma sensação de relaxamento na hora das refeições, como durante aquele jantar romântico, por exemplo. Outra ideia interessante é usar luminárias para conseguir uma iluminação mais intimista.

Em uma cozinha pequena, dê preferência à luminária horizontal ou embutida de luz branca, para dar mais claridade ao ambiente. Em cozinhas grandes, é possível criar uma iluminação mais abrangente e variada. Uma boa alternativa é, além da luz central, apostar nas brancas direcionadas na bancada, facilitando a visualização dos alimentos e também agregar spots em sua composição.

Outro dica bacana para dar um efeito fantástico em qualquer ambiente da sua casa é o uso de prateleiras iluminadas com fitas de LED. Devido ao seu perfil fino e leve, a fita de LED é uma opção de iluminação discreta para áreas inesperadas e de difícil alcance que dificilmente podem ser iluminadas.

Viu como a iluminação se diferencia de um ambiente para o outro, mas tem extrema importância no efeito dos espaços? Converse com seu arquiteto e decidam, juntos, como usar a iluminação no seu projeto de interiores.

Post publicado originalmente no site da arquiteta Karin Moraes.

 

 

Bem-Estar, Dicas, Saúde

Creme termogênico: Para detonar a gordura localizada

aQuem é que não quer dar um fim nas gordurinhas localizadas? Se você está querendo se livrar de um pneuzinho ou outro antes do verão chegar (tomara que chegue logo, né?!) pode encontrar um aliado e tanto na Reni Farmácias, o queridinho Creme Termogênico!

O creme termogênico possui ingredientes que promovem um leve aumento da temperatura do corpo. Com isso, ele ativa o metabolismo, acelerando e quebrando a gordura, o que melhora a oxigenação do tecido. Por isso, a região fica vermelha, no caso bem vermelha, devido a alguns componentes da sua fórmula e pelo processo da vasodilatação, mas nada que afete a saúde.

O creme termogênico do Laboratório Renivittá contém nicotinato de metila, um excelente vasodilatador, extrato glicólico de algas marinhas rico em polifenóis, polissacarídeos de alga, glucosídeos e traços de minerais que além de hidratar e estimular o metabolismo ajudam a melhorar o sistema imune, e também extrato de centella asiática que tem uma excelente ação anti-inflamatória, favorece o processo de cicatrização e é ótimo para o tratamento da celulite (MA-RA-VI-LHA!).

Esse creme realmente merece um espaço na sua prateleira de cremes favoritos!

Para potencializar o efeito você deve manter uma dieta equilibrada e fazer atividade física regularmente, depois é só dar bye-bye as gordurinhas e curtir o verão!

Não perca tempo, venha até a Reni Farmácias e garanta agora seu Creme Termogênico! Corre!!

13838512_1143282989043865_846905165_o
Entretenimento, Shows

Demônios da Garoa em Santa Maria

A vibração do samba desembarca em Santa Maria!

Com mais de 70 anos de história e inúmeros sucessos, o grupo Os Demônios da Garoa chega em Santa Maria para reviver clássicos que marcaram época, além de mostrar seu trabalho mais recente.

A animação promete ser contagiante no embalado do “Trem das Onze”

“Eu não posso ficar, não posso ficar, nem mais um minuto com você. Sinto muito amor, mas não pode ser…”

Uma oportunidade única para você curtir “Saudosa Maloca”, “Vem cantar comigo” e outros grandes sucessos que já foram trilha das nossas vidas.

“Saudosa maloca, moleca querida, Dim Dim, donde nós passemo os dias feliz de nossa vida…”

Venha cantar com a gente!!!

Os Demônios da Garoa sobem no palco do Park Hotel Morotin, no dia 05 de agosto, às 21h.

 

Ingressos: mesa R$80 por pessoa e cadeiras R$ 40

Os ingressos são limitados, garanta logo o seu. Antecipados: mesa/pista ou cadeiras estão a venda nos Supermercados Beltrame, ou pelo fones: 9978-4268 / 3222-2465

 

Cultura, Teatro

Nós Sempre Teremos Paris, com Françoise Forton e Maurício Baduh, é a atração do final do mês.

Sucesso de público e crítica Nós Sempre Teremos Paris, que tem o título inspirado na clássica frase da cena final de Casablanca, conta a história dos encontros e desencontros de um casal. As apresentações acontecem no Theatro Treze de Maio, nos dias 27 e 28 de julho com sessão às 20h em ambos os dias. Os ingressos custam R$50,00 para sócios do Theatro, Meia-entrada e Clube do assinante do Diário, R$80,00 antecipado para público geral e R$100,00 no dia do evento.paris

Ambientada num café no Boulevard Montparnasse, a peça de Artur Xexéo e direção de Jacqueline Laurence, com Françoise Forton, Maurício Baduh e mais 3 músicos ao vivo, é uma viagem romântico-musical, com toques de humor, pelo repertório francês mais amoroso do século XX. Em 60 minutos, os atores interpretam 16 canções francesas, entre elas “C’est si bom”, “La vie en rose” e até uma versão de “Garota de Ipanema”.

“Nós sempre teremos Paris é um musical de bolso, uma caixinha de música que conta a história de dois apaixonados, uma história delicada, intimista e absolutamente possível”, detalha Françoise. “Existe uma aproximação entre as culturas do Brasil e França, no que diz respeito ao pensamento, à poesia e ao sentimento”, diz a diretora Jacqueline Laurence, de nacionalidade francesa. “O texto foi escrito ao mesmo tempo em que eu escolhia as canções. De alguma maneira elas dormiam no meu inconsciente”, completa Xexéo. “Meu pai era francês e minha mãe falava em francês comigo em casa, então é afetivamente um resgate carinhoso de uma época da minha vida”, revela Françoise Forton que tem em sua trajetória profissional 45 peças, 32 novelas, participações em minisséries e seriados, 9 longas e a Dança dos Famosos. O ator Maurício Baduh revela porque aceitou o convite, “A oportunidade de compartilhar o palco com Françoise Forton e tantas emoções com a plateia é algo “irresistible”, inesquecível como aquela tarde naquele Café em Montparnasse, que marcou pra sempre a vida do casal em cena e certamente de tantos outros. Sonhemos. C’est si bon!”.

Na peça os personagens tiveram um encontro casual durante uma viagem de turismo a Paris, passaram a tarde juntos e perceberam que tinham vários interesses em comum. O provável casal se separou. Vinte anos depois voltam ao mesmo café de Paris, na expectativa de um reencontro e de, enfim, retomar o que poderia ser uma história de amor. No período em que os personagens estiveram afastados um do outro, mantiveram uma ligação com aquela tarde através de canções francesas como “La Mer”, “Et Maintenant?” e mais uma dezena de clássicos que formam a trilha sonora de suas vidas. “A prioridade é a interpretação, com a construção do ambiente romântico e humor dentro da cena. A peça é uma história musicada. Com piano, acordeon e violão, o espetáculo traz uma instrumentação mais intimista aliada às músicas que climatizam a cena”, define a diretora Jacqueline Laurence.

Elenco: Françoise Forton e Maurício Baduh
Texto: Arthur Xexeo
Direção: Jacqueline Laurence

Viagens

Onde comer fondue em Gramado

Época de férias de inverno pede uma viagem à serra, especialmente a Gramado e Canela. Na hora de comer fondue, sempre fica a dúvida: Aonde ir, já que são inúmeras as opções? Fiz uma pequena lista deles, todos em Gramado.

Doze Gastronomia

Este restaurante fica exatamente em frente ao Hotel Serra Azul e, no meu entender, um bom custo-benefício. Na sequência de fondue, o primeiro é o de queijo. Aqui, além da batatinha e do pão, vem brócolis.

Depois, o fondue de carne na pedra, com diversos molhos. A vantagem deste método é que o cozimento da carne é mais saudável, pois não vai gordura. A outra forma (frito) você mergulha o pedaço de carne no óleo quente. Já viu, né? Além das milhares de calorias a mais, suas roupas e seus cabelos ficam naquele estado…

Mas não gaste toda a sua fome por aqui… Por último, e para mim o melhor, vem o de chocolate, com frutas da estação. Basta escolher a fruta e mergulhar na panela de chocolate quente… Depois, peça uma colher e se deleite no chocolate que ficou na panela. É para terminar em grande estilo.

As carnes, frutas, molhos, etc. podem ser repostos sem custo extra. Basta pedir a reposição.

 

IMG_4439 IMG_4444

Sabor de Famille

No centro de Gramado, na rua lateral da Igreja, está o Sabor de Famille, um restaurante aconchegante, que serve um fondue muito gostoso. Seu diferencial está na goiabada picada, servida junto ao fondue de queijo e no suspiro (merenguinho) trazido com as frutas, no fondue de chocolate.

O restaurante serve pratos a la carte, tem música ao vivo, uma boa carta de vinhos e cervejas artesanais. Além disso, oferece serviço de transporte para a rede hoteleira, bastando ligar e agendar. O atendimento também é muito bom. O preço é honesto.

Seu horário de funcionamento é das 11h30min às 15h e das 18h30min até as 23h30min.

 

DSC01508 DSC01507

Colosseo

Em um ambiente requintado, degusta-se um excelente fondue, além de pratos a la carte. A carta de vinhos tem títulos renomados. O atendimento é de primeira. E o que é melhor: eles têm serviço de leva e traz, inclusive para Canela. Isso significa que você pode curtir a sua noite sem se preocupar com a volta para o hotel.

 

colosseo logo

colosseo colosseo foundue

 

 


Belle Du Valais

Se você é do tipo que pensa que inverno é igual à sequência de fondue, você precisa conhecer o Restaurante Suíço Belle du Valais, o melhor restaurante suíço do Brasil. Lá você vai encontrar ambiente requintado, um excelente serviço, uma carta de vinhos de primeira qualidade, sem contar, é claro, com as delícias do cardápio. Especialmente a já comentada Sequência de Fondue. Sugiro que seja feita reserva antecipada.

Funciona a partir das 18h.

belle du vallaisbelle du vallais2


 

É claro que existem muitas outras opções por lá e eu teria que ir mais mil vezes a Gramado para poder provar todas. Essas que trouxe são as que eu conheço e recomendo. A ordem do post é do menor para o maior preço. São espaços diferentes, com detalhes diferentes em cada serviço.

 

Ficou com fome? Corre para Gramado!

 

andrea barros particular2

 

 

 

 

 

Abertura
Eventos

Oficina de churrasco e dica de receita

No dia 06 de julho as Mulheres Donas de Si realizaram a primeira oficina de churrasco, quando várias participantes receberam orientações da profissional Sandra Ribas de Moraes quanto a cortes de carnes (picanha, maminha, vazio, costela), formas de espetar, temperar, assar e servir o churrasco depois de pronto. Aprenderam também a assar linguiça com vários recheios produzidos pela Gran Reserva Cortes Nobres, que foi nosso parceiro no evento. Essa Casa de Carnes está situada na Rua João Batista da Cruz Jobim, 304, próximo a rodoviária, e o telefone de lá é (55) 3217-5455.

Contamos com o apoio das empresas: Vinoterranea (distribuidora de vinhos e bebidas), Lucimar Casagrande Coiffeurs e Thelma & Louise com doação de brindes.

 

A Oficineira Sandra Ribas de Moraes

A Oficineira Sandra Ribas de Moraes

5 6. 7

Cleci Maria da Silva recebendo da Marlene Sager o brinde de Lucimar Casagrande Coiffeurs

Cleci Maria da Silva recebendo da Marlene Sager o brinde de Lucimar Casagrande Coiffeurs

Marlene Sager com os brindes do Lucimar Casagrande Coiffeurs

Marlene Sager com os brindes do Lucimar Casagrande Coiffeurs

Lizandra Rubert recebendo de Leila Moura o brinde de Lucimar Casagrande Coiffeurs

Lizandra Rubert recebendo de Leila Moura o brinde de Lucimar Casagrande Coiffeurs

Luiza Gay recebendo de Nita Schneider o brinde de Thelma & Louise

Luiza Gay recebendo de Nita Schneider o brinde de Thelma & Louise

Hora do sacrifício!

Sobrou carne do churrasco? Então aí vai uma dica das Mulheres Donas de Si!

Ingredientes:

1kg de sobra de carne assada

2 cebolas cortadas em rodelas

2 pimentões verdes médios cortados em rodelas (pode colocar também pimentões vermelhos e/ou amarelos)

3 dentes de alho picados

250g farinha de mandioca natural

Modo de preparo:

  1. Coloca azeite de oliva numa panela, de preferência de ferro.
  2. Corta a carne em fatias finas e refoga, sempre mexendo com uma colher de pau.
  3. Coloca a cebola, o pimentão e o alho e continua refogando.
  4. Acrescenta a farinha de mandioca até virar uma farofa.
  5. Sirva com arroz e feijão, fica uma delícia! Bom apetite!