Bem-Estar, Dicas

QUE TAL UMA PELE MAIS JOVEM?

Que tal uma pele mais jovem?!

Quem não quer, né? Então vamos falar de um queridinho super cobiçado: o colágeno.

A promessa é boa: deixa a pele mais firme, previne rugas e flacidez, fortalece cabelos e unhas, protege os ossos e articulações, além de promover maior saciedade, auxiliando no emagrecimento. Ai ai… também quero!

O colágeno é uma proteína de origem animal que tem a função de contribuir com a integridade dos tecidos conjuntivos do corpo (ossos, dentes, pele, cartilagens, músculos e veias) e corresponde a cerca de 30% das proteínas corporais.

E quais são as fontes de colágeno?

  • Carnes vermelhas ou brancas;
  • Gelatina (convencional).

Porém, a partir dos 30 anos de idade, mesmo possuindo uma rotina alimentar balanceada, será necessário suplementar para conseguir suprir as necessidades de colágeno diária. Isso acontece porque, com o avanço da idade, apresentamos perda de 1% da produção natural de colágenoa cada ano e, depois dos 50 anos, a produção cai drasticamente: produzimos apenas 35% de nossa necessidade diária. É, não tá fácil pra ninguém.

Ok. Mas vale qualquer tipo de suplementação do colágeno? A resposta é não! O nosso corpo não possui a capacidade de absorver proteínas (o colágeno é proteína, lembra?). Então, o colágeno deve ser hidrolisado (quebrado em aminoácidos) para que haja absorção.

E agora? Será que encontro? Onde? Calma, eu te ajudo:

  • Na forma de balas;
  • Em pó;
  • Cápsulas;
  • Chás solúveis.

Qual a dose recomendada?

  • 8 a 10 gramas diária.

Além disso, é muito importante associar o uso desse queridinho com certos nutrientes, como a vitamina A, silício, zinco, ferro e principalmente a vitamina C, pois atuam como coadjuvantes no processo de síntese do colágeno.

Então, anota aí os alimentos que não podem faltar na sua lista:

  • Água – responsável por hidratar suas células;
  • Laranja, acerola, goiaba, limão, gojiberry – frutas ricas em vitamina C, responsável pela manutenção das fibras de colágeno;
  • Castanha do pará e frutas vermelhas (gojiberry, cranberry, morango, uva, blueberry, franboesa, amora, ameixa) – fontes de antioxidantes, que impedem as células de envelhecerem;
  • Aveia – rica em silício, que faz com que os nutrientes alcancem a pele.

Bom, sabemos que o envelhecimento cutâneo é inevitável, mas uma alimentação balanceada e adequada, aliada a substâncias cosméticas, pode reverter ou atenuar esse processo.

Então vamos nos alimentar, e bem.

Abraço da Nutri Fran Almeida (CRN2 13003D) – Nutricionista na Nação Verde (Av. Dores 391).

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1 Comentário

  • Responder XÔ, RUGAS! – Blog Mulheres Donas de Si 25/05/2015 em 10:48

    […] post da semana passada, falei sobre um queridinho super cobiçado, o colágeno, responsável, principalmente, por deixar a […]

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