Viagens

Brasília: uma cidade encantadora!

DSC08502Eu poderia começar perguntando o que lhe vem à cabeça quando alguém menciona Brasília perto de você, mas não vou fazer isso porque não quero nem imaginar a sua resposta. Agora, falando sério: você já pensou em visitar a capital federal um dia? Se não, sugiro que você pense no assunto e aproveite um dos próximos feriados para ir para lá. Brasília é uma cidade sensacional. Estive lá há pouco mais de um mês pela terceira vez e me apaixonei de novo. Ignore todas as barbaridades que acontecem por lá, ok? E divirta-se ao máximo, porque Brasília tem uma vida cultural que abrange todas as regiões do Brasil, é o centro cultural do país, literalmente. Tem atrações para todos os gostos!A chegada em Brasília já é linda porque, conforme o lado em que você está sentado no avião, você consegueter essa visão ali de cima do plano piloto, identificando o formato de avião e o lindo Lago Paranoá. E o aeroporto, que mais parecia uma rodoviária, foi totalmente remodelado.DSC08542Este é o Palácio da Alvorada, residência oficial do Presidente da República. É possível se acompanhar a troca da guarda, também. Entretanto, em razão dos últimos acontecimentos, não foi possível, desta vez, chegar até a frente dele.

DSC08569Na Praça dos Três Poderes, encontram-se o Palácio do Planalto, local onde o Presidente da República trabalha. Também está a sede do Poder Judiciário (STF) e o Congresso Nacional. No meio, a maior bandeira brasileira hasteada permanentemente, ao lado do Panteão Nacional.

DSC08577Nessa praça há uma maquete do Plano Piloto. Brasília foi totalmente desenhada por Oscar Niemeyer e toda essa região está tombada pelo Patrimônio Nacional e pela UNESCO em razão do seu conjunto arquitetônico. Não se esqueça de se hidratar. Há meses muito secos por lá, com clima próximo ao desértico. Tenha sempre água consigo.

DSC08583A visita ao Panteão é gratuita, assim como a visita ao Palácio do Planalto, ao STF e ao Congresso Nacional. Organize-se nos horários, pesquisando nos saites oficiais.

DSC08607De cima da Pira da Pátria, é possível se vislumbrar a esplanada dos ministérios. E também o Candango, a estátua que foi erguida em homenagem àqueles que construíram a cidade. Aliás, existe aqui ao lado a vila dos construtores.

DSC08628O Eixo Monumental possui muitas atrações ainda. A Torre da TV é uma delas e de lá se tem uma belíssima visão da cidade. Tanto para o lado da Esplanada como para o do Memorial JK. Na parte de baixo, uma feirinha de artesanato muito legal, que eu tenho certeza de que você vai gostar.

DSC08650 DSC08658À noite, o chafariz é iluminado e possui música ambiente. O local é seguro, aliás, como toda essa região da cidade.

DSC08667A Catedral de Brasília é outro ponto alto da cidade. Mas não se esqueça: ela fecha às 17h, aliás como toda essa parte cívica. Você precisa se organizar para não se perder nos horários.

DSC08704 DSC08710 DSC08715O Palácio do Itamaraty é lindo de dia e de noite. Quando fui, a visitação estava suspensa em razão do encerramento do contrato com a equipe. Mas já me disseram que é uma das visitas mais legais que tem por lá. A iluminação noturna deste prédio e da Catedral são uma atração à parte.

DSC08752O Congresso Nacional abriga de um lado a Câmara dos Deputados (quem olha de frente, o lado direito) e o Senado Federal (lado esquerdo). A visitação ocorre de hora em hora e não é permitido o acesso de bermudas (nós tivemos que voltar em casa para troca de roupa).  Deixando as questões políticas de lado, a visita é interessante e possui material para crianças e adolescentes, também.

DSC08802Abaixo, o plenário do Senado Federal e a famosa bandeira feita com uma escova (tem também a Catedral e o Congresso Nacional). Na próxima foto, o plenário da Câmara dos Deputados.

DSC08843 DSC08850Outro lugar que deve ser visitado é o Memorial JK. Ali consta toda a história da Brasília. Além disso, JK está enterrado em seu interior.

DSC08863 DSC08865 DSC08876

Brasília possui excelente rede hoteleira e de restaurantes. Também, há muitos teatros e locais para shows. Sugiro que você pesquise o Clube do Choro (que fui agora nesta última ida), o Teatro Nacional (fui nas vezes anteriores), o Museu Nacional (que conheci agora também) e outros tantos lugares que possuem shows. Há excelentes shoppings, apesar de eu achar que shopping é igual em qualquer lugar do mundo e não seja este meu objetivo quando  viajo. Você pode, ainda, agendar passeio de barco pelo Lago Paranoá ou, simplesmente, desfrutar seu dia em algum dos restaurantes ou parques da cidade. Gosta de cachoeira? Também tem! Visite a do Poço Azul, que é linda e fica bem pertinho.

Como eu já disse, Brasília vai muito além daquilo que se vê na TV. Tem boa frota de táxi e uber e cabify funcionam muito bem, também. Leia mais aqui sobre esse destino tão especial.

E aí? Já emitiu a passagem?

andrea-barros-particular2 - Copia

Mensagem Anterior Próximo Post

Você Pode Gostar Também

Sem Comentários

Deixe uma resposta