Os traços arquitetônicos chamam atenção nesses prédios inclinados, que viraram verdadeiros cartões postais das cidades.
Grande parte do charme das cidades são os contrastes que a arquitetura proporciona na paisagem cosmopolita. Nem sempre eles são resultado da mistura de cores, materiais e tecnologia, mas sim da sua estrutura, quando esta foge dos parâmetros comuns.
Esse é o caso de algumas construções, que são famosas por serem inclinadas e atraem curiosos, surpreendendo pela sua engenharia. Listamos quatro desses prédios pelos mundo, que confundem o olhar de quem por eles passam e que se transformaram em verdadeiros cartões postais.
Casa Dançante, Praga
O prédio fica no coração de Praga, e sua construção iniciou em 1994 e terminou dois anos depois. A Casa Dançante foi desenhada pelo arquiteto Vlado Milunić, juntamente com o arquiteto canadense Frank Gehry e causou burburinhos por desafiar os padrões tradicionais. Inicialmente ela era chamada de Fred e Ginger, pois lembrava o par de dançarinos Fred Astaire e Ginger Rogers e os planos era transformá-la em um centro cultural, porém hoje em dia funciona como um prédio empresarial.
Neuer Zollhof, Düsseldorf
O conjunto de três edifícios retorcidos fica localizado na beira do Rio Reno, na zona portuária da cidade e faz parte de um conjunto de projetos que revitalizaram a região. O projeto, com 28 mil metros quadrados, é de Frank Gehry, e o do meio é revestido por placas de aço, que ajudam a destacar os outros dois, de alvenaria.
Puerta de Europa, Madrid
As torres gêmeas, de 114 metros de altura e 26 andares, têm 15 graus de inclinação. Elas também são conhecidas como Torres KIO, e ficam na Praza de Castilla. O projeto pós moderno, de Philip Johnson, é feito com vigas de metal, vidros escuros e linhas vermelhas, o que dá mais destaque ainda ao monumento cosmopolita.
Torre de Pisa, Itália
A mais conhecida construção inclinada do mundo começou a ser construída em 1173, e sua inclinação para o sudeste é devida a má fundação e solo mal consolidado. O campanário está situado atrás da catedral, e é a terceira construção mais antiga da praça da Catedral de Pisa. Os engenheiros fizeram pavimentos maiores para compensar a inclinação, mas a solução agravou ainda mais o problema.
Post publicado originalmente no site da arquiteta Karin Moraes.
Sem Comentários