Arquitetura & Decoração, Casa

Conheça 4 dos edifícios mais inclinados do mundo

Os traços arquitetônicos chamam atenção nesses prédios inclinados, que viraram verdadeiros cartões postais das cidades.

Grande parte do charme das cidades são os contrastes que a arquitetura proporciona na paisagem cosmopolita. Nem sempre eles são resultado da mistura de cores, materiais e tecnologia, mas sim da sua estrutura, quando esta foge dos parâmetros comuns.

Esse é o caso de algumas construções, que são famosas por serem inclinadas e atraem curiosos, surpreendendo pela sua engenharia. Listamos quatro desses prédios pelos mundo, que confundem o olhar de quem por eles passam e que se transformaram em verdadeiros cartões postais.

Casa Dançante, Praga

O prédio fica no coração de Praga, e sua construção iniciou em 1994 e terminou dois anos depois.  A Casa Dançante foi desenhada pelo arquiteto Vlado Milunić, juntamente com o arquiteto canadense Frank Gehry e causou burburinhos por desafiar os padrões tradicionais. Inicialmente ela era chamada de Fred e Ginger, pois lembrava o par de dançarinos Fred Astaire e Ginger Rogers e os planos era transformá-la em um centro cultural, porém hoje em dia funciona como um prédio empresarial.

building-922531_1920-1024x892

Neuer Zollhof, Düsseldorf

O conjunto de três edifícios retorcidos fica localizado na beira do Rio Reno, na zona portuária da cidade e faz parte de um conjunto de projetos que revitalizaram a região. O projeto, com 28 mil metros quadrados, é de Frank Gehry, e o do meio é revestido por placas de aço, que ajudam a destacar os outros dois, de alvenaria.

der-neue-zollhof-im-medienhafen-duesseldorf-building-b-8f4fe146-febd-4ff3-b529-a72158b3278d

Puerta de Europa, Madrid

As torres gêmeas, de 114 metros de altura e 26 andares, têm 15 graus de inclinação. Elas também são conhecidas como Torres KIO, e ficam na Praza de Castilla. O projeto pós moderno, de Philip Johnson, é feito com vigas de metal, vidros escuros e linhas vermelhas, o que dá mais destaque ainda ao monumento cosmopolita.

Fonte Flickr: .Robert.

Fonte Flickr: .Robert.

Torre de Pisa, Itália

A mais conhecida construção inclinada do mundo começou a ser construída em 1173, e sua inclinação para o sudeste é devida a má fundação e solo mal consolidado. O campanário está situado atrás da catedral, e é a terceira construção mais antiga da praça da Catedral de Pisa. Os engenheiros fizeram pavimentos maiores para compensar a inclinação, mas a solução agravou ainda mais o problema.

pisa-771405_1920-768x1024

Post publicado originalmente no site da arquiteta Karin Moraes.

Mensagem Anterior Próximo Post

Você Pode Gostar Também

Sem Comentários

Deixe uma resposta