Arquitetura & Decoração

COR DO ANO PANTONE: GREENERY

3               Possivelmente você já tenha lido na mídia alguma referência à Pantone, em geral sobre a “Cor do Ano”. Pantone Inc. é uma empresa norte-americana com sede no estado de Nova Jersey, que no início dos anos 60 desenvolveu um sistema de cores baseada em códigos numéricos, chamado Pantone Matching System (PMS). A Escala de Cores Pantone permitiu  identificar cada cor em qualquer canto do planeta, através de uma padronização da descrição das cores. Essa inovação foi fundamental para facilitar o trabalho no campo da criação, pois antigamente os designers precisavam levar amostras de papel ou tecido para poder identificar o tom desejado. São basicamente dois os tipos de produtos desenvolvidos pela Pantone, sem contarmos os softwares e equipamentos: os leques ou escalas e as amostras destacáveis.

              A Pantone vem constantemente renovando sua paleta, trazendo contribuições para o design e a moda. No caso da moda, houve uma atualização, com o lançamento de 210 novas cores. Essas novidades têm como base seus guias já existentes e as demandas dos clientes, mas a cada ano isso pode ser modificado, com base nas tendências para o outono-inverno ou primavera-verão.

4

               Desde 2000, anualmente a Pantone lança uma cor que será considerada o diferencial para o ano seguinte, a chamada “Cor do Ano”. Esse lançamento é baseado em uma pesquisa que a Pantone faz durante meses para tentar entender o sentimento geral e as tendências nesse meio. A cor do ano de 2017 é o Greenery, um tom fresco, moderno, amarelo-esverdeado, que evoca os primeiros dias da primavera, simbolizando novos começos. Esse tom retrata a época em que a natureza começa a se renovar, trazendo novas folhagens. Conectada com a natureza, a cor traz esperança para tempos difíceis e o desejo pela revitalização.

               Nas imagens, algumas sugestões de como usar o Greenery na composição de ambientes.

Milena

Milena Moura de Ornelas.

Designer de Interiores, Assistente Social e Nerd.

Apaixonada por cores e pela vida!

Fontes (texto e imagens):

  • “Escala Pantone: Entenda como esse sistema de cores se tornou padrão”. Por Fashionlearn (https://www.fashionlearn.com.br/blog)
Mensagem Anterior Próximo Post

Você Pode Gostar Também

Sem Comentários

Deixe uma resposta