Viagens

Cores e Sabores do Peru

Sei que a Marlene Sager adora gastronomia e eu prometi a ela este post. Marlene, aqui está!

Que eu adoro viajar, todo mundo sabe. Mas eu vou além do simplesmente estar em outro lugar. Os cheiros e os sabores fazem parte da aventura e em os conhecendo, faz com que eu me sinta local. É por isso que sempre pesquiso os pratos típicos do destino para prová-los. E não foi diferente no Peru.

Aliás, o Peru me surpreendeu positivamente em muitos sentidos. Na gastronomia, inclusive.

O Ceviche é o prato principal, assim como o Pisco Sour a bebida típica de lá. Aprendi a prepará-los no Restaurante Rosa Náutica, como contei aqui e aqui.

Ceviche (foto do blog dorsparaomundo.blogspot.com.br)

Ceviche (foto do blog dorsparaomundo.blogspot.com.br)

Pisco Sour (foto do blog dorsparaomundo.blogspot.com.br)

Pisco Sour (foto do blog dorsparaomundo.blogspot.com.br)

Adoro um mercado público. E no Peru visitei um que nos apresentou diferentes ingredientes muito utilizados lá: na primeira banca, frutos do mar. Degustei uma Vieira marinada no limão. Demorei, mas tive coragem. Gostei.

Depois, degustamos frutas e conhecemos temperos e chás. O Peru produz mais de 3500 tipos de batatas diferentes. E o que dizer dos milhos, especialmente o preto?

(foto do blog dorsparaomundo.blogspot.com.br)

(foto do blog dorsparaomundo.blogspot.com.br)

(foto do blog dorsparaomundo.blogspot.com.br)

(foto do blog dorsparaomundo.blogspot.com.br)

É dele que se faz a Chicha de Jora, uma espécie de cerveja, em que o milho é mascado para depois fermentar. Era a bebida típica dos Incas. Se eu tomei? Claro que sim!

E você comeria Cuy? Ah, não sabe o que é?  Eu explico: porquinho-da-índia. Pois eu comi e gostei. Estive numa Picantería bem típica e nada turística em Cusco e foi o máximo. Sentamos em uma das mesas coletivas e escolhemos o nosso prato a partir do menu, que estava escrito em um quadro negro. Foi uma baita experiência!

Ok, também fui num Astrid y Gastón, em Cusco. Alta gastronomia, bom vinho peruano, ambiente requintado e preço honesto. Eu disse: circulo em qualquer ambiente bem tranquilamente. E provo tudo o que aparecer pela frente.

Ah, no Peru tem que tomar Chá de Coca (amargo como chá verde, mas que ajuda na oxigenação), Inka Cola, Kola Inglesa e Chica Morada. Estes três últimos são refrigerantes. Se tiver muito gelo, o que não é costume por lá, até vai… E tem a cerveja Cusqueña, que é muito boa, também.

Uma das delícias de lá se chama lúcuma. Comi tudo de lúcuma: sorvete, torta, doce, qualquer coisa que fosse de lúcuma. Tudo delicioso!  Tem um sabor amendoado, diferente de tudo o que temos no sul do Brasil.

Sobremesa de Lúcuma (foto do blog dorsparaomundo.blogspot.com.br)

Sobremesa de lúcuma (foto do blog dorsparaomundo.blogspot.com.br)

Saiba mais sobre os sabores peruanos aqui.

 

andrea barros particular2

Mensagem Anterior Próximo Post

Você Pode Gostar Também

Sem Comentários

Deixe uma resposta