Eventos

Encontro da Família Gomes

crianças

               Francisco Ataliba Gomes (Seu Chuneco como era conhecido), nasceu em 05.02.1897 e era casado com Idalina Rosa Gomes (carinhosamente chamada de Dona Coruja) nascida em 18/06/1900 (dizia que acompanhava a era!). Tiveram doze filhos biológicos (cinco já falecidos: Joaquim, Dejalma, Hugo, Alípio e Jalcira) e dois de criação. Vovô Chuneco era próspero fazendeiro no interior de Pinheiro Machado e, além disso, tinha na sua propriedade rural um grande armazém na localidade da Aberta do Cerro. Umas das brincadeiras favoritas dos netos, após o fechamento do estabelecimento comercial, era brincar de esconde esconde nos imensos armários e caixas que antes armazenavam alimentos. Era conhecido pelo zelo com as finanças e até hoje quando querem se referir que algúem da família é “pão-duro”, logo fazem referência ao parentesco. Era de um tempo que se guardava dinheiro dentro de uma mala, debaixo da cama, com a chave pendurada na cabeceira. E nada tinha a ver com dinheiros escondidos que hoje assistimos nos noticiários. Era vontade de cuidar do que legitimamente lhe pertencia. Sua mãe, Ana Joaquina, era sobrinha neta de Bento Gonçalves (tinha o mesmo nome de sua avó Joaquina, irmã de Bento Gonçalves – militar defensor dos ideias liberais durante a Revolução Farroupilha). Uma das últimas lembranças que trago do Vovô  foi me ensinar a aquecer uma aliança de ouro e colorar no terçól, para curá-lo. Morreu aos 86 anos em setembro de 1983. No dia de sua morte disse a sua companheira de décadas: “Minha Véia, estou indo embora, não vai casar novamente!”. Vovó Coruja, apesar da extensa prole, quis continuar morando na sua casa. Sempre servia uma licor de bergamota para as visitas e, muito vaidosa, adorava que lhe fizessem uma maquiagem (um pó de arroz e o batom não podia lhe faltar). Achava linda uma mulher gordinha e branquinha (padrão de beleza que conservava da época de sua juventude e o que me rendia alguns elogios). Na época de carnaval, cedo mandava estacionarem seu carro na praça central de Pinheiro Machado, para a noite assistir os desfile da escola de samba e blocos de rua. Dizia que adorava ver o rebolado das passistas.  Gostava de ensinar versos aos netos, às vezes com palavras imprópias para menores (rsrsrsrs). A Vovó Coruja faleceu em julho de 1997, aos 97 anos.

              Após o falecimento de ambos, seus netos, percebendo que toda família se encontravam apenas em funerais e para manterem unidos seus laços, criaram o Encontro dos Gomes. Há mais de 20 anos os descendentes do Vovô Chuneco e Vovó Coruja se reunem, no mês de janeiro, alternando a cidade e o interior, nos municípios de Pinheiro Machado e Piratini.

               O registro que faremos a seguir foi do Encontro da Família Gomes que aconteceu dia 20.01.2018 em Piratini (Primeira Capital Farroupilha), realizado na sede campestre da Empresa Pinus Piratini, conhecida como o “Buraco dos Gringos”. A empresa é de propriedade da Família Bresolin e um dos sócios é esposo de uma das netas de Chuneco e Coruja:Tanara Gomes Brisolin.

todos2Foto Oficial do Encontro dos Gomes 2018, com todos os presentes reunidos!

tios 1               De pé as noras Iracema Gomes, Lelinha Gomes, Arci Gomes (esposa do filho falecido Joaquim Rosa Gomes) e o genro Hélio Goulart. Sentados, os filhos Orozimbo Rosa Gomes, René Rosa Gomes, Rogério Rosa Gomes  (viúvo de Nancy Farias Gomes) e Dalila Gomes Goulart!

tio neto

Filho Rogério Rosa Gomes!

tio rene

Filho Renê Rosa Gomes!

tio orozimbo

Filho Orozimbo Rosa Gomes!

tia Daia

Filha Dalila Gomes Goulart!

netos

Netos e Netas!

primos

Netos!

primas3

Netas. Time completo!

bisnetos

Bisnetos e Bisnetas e já alguns tataranetos!

enchertos

               Esposos(as), namorados(as) dos netos. Popularmente conhecidos como enchertos. Segundo eles, são as razões de nossas existências(netos(as)!

tio neto e rafaela

O membro mais velho: Tio Neto e a pequena Rafaela (mais jovem)!

fogo de chão.7

Muito dos descendentes deram continuidade na atividade de pecuária, e a ovelha fica garantida por eles, para os churrascos dos Encontros dos Gomes!

rogério facafogo de chão.5

Fogo de chão e três churrasqueiras garantiram um excelente churrasco!

fogo de chão.4

Seu maurício

Seu Maurício, um dos assadores responsáveis pelo churrasco em todos os eventos!

facagringo2

               A Equipe dos Churrasqueiros do Rodeio Colorado (coordenada por Rogério Gomes de Moura) esteve presente, assessorada pelo proprietário do local, Harisson Bresolin (foto acima)!

rogério1

churrasco5

A sombra proporcionada por belas árvores garantiram um dia agradável, mesmo no verão!

churrasco10ambrosia

Neiva Gomes mais uma vez garantiu a sobremesa de ambrosia!

tanara e neiva

Neiva Gomes e  a filha Tanara  Gomes Bresolin, junto com os assadores, garantiram o sucesso da festa!

chá

As mulheres levaram bolos, cucas, biscotos, queijo, proporcionando um gostoso lanche da tarde!

cucabilhar

Os adultos se distrairam com um jogo de Bola 8!

crianças 1

A criançada se divertiu entre o pula-pula e o quadriciclo!

crianças 2música

Música eletrônica e ao vivo manteram a alegria do encontro!

músicos2rogério

               Momento Cultural foi garantido com as declamações do neto Rogério Gomes de Moura (foto acima) e Neil Gomes (foto abaixo)!

neil 2RAfaela

               Michel Corrêa, Camila Goulart Correa (neta e uma das Coordenadoras do Encontro Gomes), com a filhinha Rafaela, esta na sua primeira participação no evento.

dácio 2

Os primos Domingos e Dácio Gomes (esse na frente, também Coordenador do Encontro dos Gomes)!

eu anderson e manaEu, Leila Gomes de Moura (neta) com minha filha Cristiane Moura e esposo Anderson Ravanello!

Fui a responsável pelos relatos dessa publicação!

santinha

Que Deus abençoe nossa família e que tenhámos muitos outros encontros!

Fotos: Laudelino Cunha de Moura Júnior e Bruno Cavalheiro

Mensagem Anterior Próximo Post

Você Pode Gostar Também

Sem Comentários

Deixe uma resposta