Coluna Estefânia Adams

EVENTOS EMPRESARIAIS E EVENTOS SOCIAIS!

IMG_6583Evento de inauguração da loja conceito da Todeschini Santa Maria! Foto: Guilherme Schorn

               Existem diferenças básicas entre os eventos sociais e os eventos empresariais. Enquanto o primeiro reúne, em geral, familiares e amigos do anfitrião, o segundo pode ser nomeado de diferentes maneiras (congresso, conferência, seminário, convenção e outros tantos), trata do mundo dos negócios e trabalha com colaboradores, clientes e outros tantos públicos de interesse de uma empresa ou organização. Sem detalhar questões técnicas, a intenção é abordar, rapidamente, algumas diferenças entre os dois, considerando minha experiência no atendimento aos clientes da agência em que trabalho.

            Nos últimos tempos, em função das mudanças e transformações na forma como as empresas se relacionam com seus clientes, vemos cada vez mais a necessidade de trazê-los para perto, conhecê-los, saber de suas necessidades e vontades. E uma das maneiras mais eficazes para isso é reuni-los no nosso local de negócio. Inaugurações e lançamentos são grandes oportunidades para isso!

                Porém, devemos considerar que, enquanto nos eventos sociais estamos entre amigos, a bebida e a comida são fartas, a decoração cuidadosa, a descontração intensa (rimos muito, conversamos muito, dançamos muito…e muitas vezes bebemos muito); nos eventos empresariais decoração é item opcional e não deve ser carregada, bebida e comida são complementos e devemos estar sempre atentos em manter uma postura e comportamento adequados ao ambiente de trabalho.

Rir alto jamais, falar alto tampouco, exigir fartura em bebida e comida nem pensar! As raras exceções são os famosos eventos de final de ano ou importantes datas quando as empresas investem na realização de comemorações mais incrementadas. Mas lembre-se: jamais, jamais beba em excesso em qualquer que seja o evento empresarial!!

               Acho bacana dizer que quando falo aqui em evento empresarial, estou me referindo, de forma bastante resumida, ao acontecimento que se aproveita para atrair a atenção do público e da imprensa para a empresa, para informá-los, para estreitar os laços de relacionamento, para conquistá-los. Assim, existe uma grande diferença entre organizar eventos sociais e planejar eventos empresariais.

               Aproveito para lembrar que os profissionais das relações públicas, como eu, que são pessoas que cursaram Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas e, entre tantos conteúdos,  estudaram planejamento, produção e organização de eventos, apesar de trabalharem e terem incluídos em seus contatos muitos fornecedores de buffet, decoração, sonorização, iluminação e tantos outros “itens de festa”, não são organizadores de eventos e muito menos responsáveis por coqueteis. São profissionais que, entre suas diversas funções, se utilizam dos eventos como poderosa e estratégica ferramenta de comunicação entre uma empresa e seus diferentes públicos. Por isso mesmo que transitam muito bem na organização ou no planejamento de qualquer tipo de evento, seja ele social ou empresarial. 

5124-0048-0415

  As fotos que ilustram as postagens desta coluna são de trabalhos realizados por mim.

 

 

Mensagem Anterior Próximo Post

Você Pode Gostar Também

Sem Comentários

Deixe uma resposta