Cultura

Lançamento de livro: Recuperação de Mata Ciliar

Andressa Barros Lancamento do Livro Andrea Barros _0075

Pic by Andressa Barros Fotografia

A Promotora de Justiça, viajante inveterada e colunista do blogue está lançando seu livro, fruto da sua dissertação de Mestrado em Ambiente e Desenvolvimento. Com o título Recuperação de Mata Ciliar: um olhar entre a sustentabilidade e a legislação ambiental, a autora aborda, dentre outros temas, o Programa de Recuperação Sustentável da Mata Ciliar do Rio Taquari, que coordena há 3 anos e abrange 14 municípios.

O programa tem como objetivo a recuperação de parte da mata ciliar do Rio Taquari, de forma a permitir, concomitantemente, a proteção da água e a manutenção da pequena propriedade produtiva, pois na zona rural do Vale do Taquari mais de 90% das propriedades são de até um módulo fiscal. A Univates, a fim de definir a área a ser preservada em cada propriedade, propôs critérios técnicos, como a análise do solo e o estágio de regeneração da vegetação, que é integrante do Bioma Mata Atlântica. A partir desse estudo, propunha-se a preservação de 10m, 20m ou 30m a partir do topo do talude (barranco) do rio.

A ideia começou a ser pensada em 2001, a fim de minimizar os efeitos das enchentes em um dos bairros mais atingidos em Estrela. Em 2008 foram firmados ajustamentos de conduta com os primeiros municípios, que passaram a implementar o então Projeto Corredor Ecológico. De lá para cá, a situação ecossistêmica melhorou bastante, já se observando o retorno de fauna, bem como o bom desenvolvimento florístico. O aumento da área recuperada pode ser percebida, ainda, por imagens de satélite.

O primeiro evento de lançamento ocorreu em Lajeado, na Univates e o segundo em Belo Horizonte, durante o Congresso Nacional do Ministério Público, no último dia 28 de setembro. Os próximos eventos serão:

06/10 – 20h30min – encerramento da Feira do Livro de Frederico Westphalen (Praça Avelino Cerutti)

07/10 – 17h – Vitrola Café, em Frederico Westphalen

18/10 – 19h – Abertura da Feira do Livro de Lajeado

20/10 – 19h – Livraria Saraiva do Shopping Praia de Belas, em Porto Alegre.

08/11 – 14h – Ok Idiomas em parceria com o Colégio Santo Antonio, em Estrela.

 

O livro pode ser adquirido pelo sítio da Livraria Saraiva.

 

capa do livro

Mensagem Anterior Próximo Post

Você Pode Gostar Também

Sem Comentários

Deixe uma resposta