Moda, Roupas

Moda e estilo

A moda, enquanto conceito, é o uso ou hábito geralmente aceito, variável no tempo e resultante de ideias e interinfluências do meio. A moda é passageira e dita a forma de vestir, calçar, pentear, etc..

O estilo é inerente a pessoa, tem a ver com a sua essência ou traço pessoal no agir. É algo definido e consagrado pelo tempo. O estilo é permanente.

Moda e estilo caminham juntos, mas, são completamente diferentes! “O estilo é individual e atemporal. Já a moda surge a partir dos diferentes estilos, segue tendências e é absolutamente massificadora e efêmera.” (Danusa Spricigo Pasqual)

Moda

Imagem1

fonte: www.dicasdemulher.com.br

Estilo

Imagem2

fonte: www.vitrine-virtual.com

Nos anos 90 ocorreu um movimento social, notadamente jovem, de uma premência de identificação mútua. Houve uma aproximação entre os “iguais”, que passaram a usar roupas padronizadas. Um exemplo disto é o movimento grunge, que na época, surge nos E.U.A.

Imagem3

fonte: www.pinterest.com.br

No final do século XX, início do século XXI, cada indivíduo passou a se vestir de acordo com a sua própria originalidade. O que os diferencia é a subjetividade. Atualmente esta subjetividade é predominante. O individual é mais importante que o grupo. Nada mais é imposto ou obrigatório. A personalidade e a criatividade determinam os estilos. Há uma explosão da customização. Todos querem exclusividade no seu vestuário.

Imagem4

fonte: www.muitochique.com

É o fim da imposição de normas na maneira de se vestir. Cada um tem o seu próprio estilo. É o chamado estilo contemporâneo.

“A moda foi invadida pela cultura e pela sociedade, mais do que isso, pela personalidade individual, inerente à condição humana e cada vez mais evidente.” (Manuela Casali Cordeiro)

fonte: oitoronto.com.br

fonte: www.oitoronto.com.br

 

Marilisa Gomes – Odontóloga, estudante de Design de Moda e administradora do grupo “Lindas, Poderosas, Doces e Afetuosas”, do Facebook.

Mensagem Anterior Próximo Post

Você Pode Gostar Também

Sem Comentários

Deixe uma resposta