Incrivelmente, o primeiro utensílio acoplado em frente aos olhos para protegê-los dos raios do sol remonta à pré-história. Eram feitos de madeira, osso ou marfim e nem sequer usavam vidros (lógico), mas ainda assim são consideradas os primeiras óculos de sol usado pelo homem. Simples e funcionais, sua invenção é devida ao talento de um povo que sobrevive a um dos climas mais extremos do planeta: os Esquimós.

Óculos de Marfin

Óculos de Chifre de Caribu

Alguns tem mais de 2000 anos de história
Existe também a história que conta a origem dos óculos escuros com lentes de vidro. Veja:
A primeira lente escura conhecida foi uma lâmina verde usada pelo imperador Nero, no século I. Segundo Miguel Giannini, do Museu dos Óculos Gioconda Giannini, a lente de Nero era provavelmente de vidro.
O primeiro par de óculos com lentes escuras e armação surgiu na Alemanha, no século XIII, ainda pesado e desconfortável. Foram os franceses, no século seguinte, que introduziram um novo design e o nome de pince-nez (pinça de nariz), porque ficava preso na ponta do nariz. O modelo com duas hastes laterais, como os atuais, surgiu apenas no século XVII e, até o século XX, era feito sempre com lentes verdes. Na década de 60, esse cristal, pesado, foi substituído pelo acrílico e pelo policarbonato. As lentes coloridas tornaram-se moda na década de 70.
Um óculos de sol de boa qualidade deve bloquear os raios UVA, UVB e UVC, que podem atingir os olhos, favorecendo o surgimento de lesões ou doenças oculares, como a catarata e o envelhecimento prematuro. Um óculos de sol de má qualidade pode causar o efeito inverso, não protegendo contra os raios ultravioleta e ainda dilatando as pupilas, fazendo com que a exposição aos raios solares seja ainda maior.
Leila Moura e Marlene Sager usam dois óculos com designers modernos e cheios de estilo para mulheres modernas e donas de si!
Agora que você leu rapidamente sobre a origem do óculos de sol, veja os modelos atuais, de várias marcas conhecidas internacionalmente, que podem ser encontrados em Santa Maria na Gaiger – Ótica, Jóias e Relógios.
Eles dão charme ao look e são moda para todas as idades. Hoje além das armações e formatos (aviadores, redondos, quadrados), são confeccionados de vários materiais.
Muitas pessoas fazem coleção e usam de acordo com a roupa. Mas não compre apenas para fazer bonito. Não esqueça da sua função essencial de proteger seus olhos, e compre somente de boa qualidade. São muitas opções bacanas!

Jacqueline Kennedy Onassis é uma das responsáveis por elevar óculos ao patamar de objeto de estilo, tornando famosos seus enormes modelos de armação ovalada batizados de “Jackie O”. Esse da foto é da Marca Dolce& Cabbana (uma das grifes adoradas por celebridades, que consomem artigos de luxo) e com a armação verde, está contemporâneo e agrada qualquer mulher exigente!

Óculos da Marca Michael Kors, renomada grife americana, sinônimo de luxo, requinte e bom gosto. A coleção reúne estilo e elegância!

Óculos da Marca Hickmann, ousada grife jovem que traz as últimas tendências de moda. Com modelos leves e coloridos, inova no desing, como esse redondo branco!

Óculos da Marca Prada, que é uma das marcas mais inovadoras, prestigiadas pelo requinte e qualidade. Esse modelo quadrado é característico da marca, pela elegância refinada, que vem conquistando o público feminino no mundo todo.

Óculos da Marca Dolce&Cabbana, bem característico da coleção por apresentar um design original e único!

Óculos da Marca Renoma (marca italiana), com lente plana e polarizada (para bloquear luz intensa). Despojado e levíssimo!
Esses óculos você encontra na Gaiger – Ótica, Jóias e Relógios
Rua Doutor. Bozano, 1293 (Calçadão) Telefone: 55.30260022
Rua do Acampamento, 352 Telefone: 55. 30289700
Fonte: http://migre.me/kuql7 e http://www.loucosporoculos.com/2014/07/a-origem-dos-oculos-de-sol.html
Isso é um publieditorial
Sem Comentários