DSC02681
Viagens

Pousada-fazenda: um lugar para descansar e vivenciar as lides do campo.

Quem me conhece sabe que não fui criada no campo, mas na cidade. No entanto, gosto muito de estar próximo à natureza, andar a cavalo, fazer trilha, experimentar a gastronomia local… Não tem preço escutar os insetos à noite ou o galo cantando ao amanhecer quando se precisa muito descansar. E final de ano e férias pedem um bom descanso, não é mesmo?

Vou apresentar, então, quatro lugares que eu considero especiais: as pousadas-fazenda Serra do Panelão (SC), o Recanto dos Borghetti (RS), a Casa do Morro (RS) e a Estáncia La Paz, no Uruguai.

Serra do Panelão – Urubici/SC

O Município de Urubici, no vizinho Estado de Santa Catarina, está localizado no alto da serra. É bem conhecido por registrar temperaturas negativas no inverno e por ter uma vista linda a partir do Morro da Igreja, com sua Pedra Furada. Em dias secos, dá para se ver o litoral desde a borda dos cânions que ali existem. E para se chegar lá, a Serra do Rio do Rastro ou a do Corvo Branco são uma boa pedida!

férias dez 2006 393

Foi numa volta da capital catarinense que passamos pela SC-416, a fim de evitar as obras de duplicação da BR-101, que descobrimos o lugar. Pouco tempo depois, fomos passar um final de semana por lá. O atendimento é feito pela família e é excelente. Os quartos são cabanas, com banheiro e com lareira (em pleno mês de fevereiro, precisamos acendê-la, porque fazia menos de 10°C!!!)

De manhã cedo, é possível aprender como se faz a ordenha. Mais tarde, dá para andar a cavalo ou fazer trilha, sendo ambos os passeios guiados pelo proprietário. Tem piscina térmica e, nas cabanas, uma varanda para um bom chimarrão ao entardecer.

A gastronomia? Comida caseira de excelente qualidade. Sugiro que você prove todos os pratos à base de pinhão, típicos da região. E aproveite o dia para descansar na rede ou visitar os diversos pontos turísticos existentes.

Saiba mais aqui.

 

 

 

Recanto dos Borghetti – Barra do Ribeiro/RS

 

Do lado de Porto Alegre está situada a pousada-fazenda que pertence à família do conhecido gaiteiro gaúcho, Renato Borghetti. Trata-se de um lugar perfeito para passar o dia ou para um feriado prolongado (são apenas oito apartamentos!). O atendimento é feito pela família.

DSC02717 DSC02681

 

Está na beira da Laguna dos Patos e oferece diversas atividades, pois a fazenda funciona de verdade. A gastronomia também é incrível, sendo servidos pratos típicos da culinária gaúcha.

 

Não é à toa que este post é um dos highlights do Do RS para o Mundo.

 

Saiba mais aqui.

 

 

 

Casa do Morro ­– Jaquirana/RS

 

Jaquirana é um pequeno município que fica na região dos Campos de Cima da Serra, no Rio Grande do Sul. A fazenda fica bem pertinho da Rota do Sol e é um lugar tranquilo para se descansar.

 

Assim como as demais indicadas, excelente atendimento (pela família) e culinária. Tem piscina térmica e diversas atividades naturais às fazendas gaúchas. Sugiro uma cavalgada até a Cachoeira dos Venâncio ou uma noturna, sob a luz da lua cheia que prateia os campos…

Cachoeira dos Venâncios

Cachoeira dos Venâncios

Digitalizar0005

 

É possível se tomar o ‘camargo’ (café passado com leite recém ordenhado) logo de manhã cedo e a gastronomia é típica gaúcha, com toques de pinhão, fruto original da região, o que a torna deliciosa! Ainda mais com um bom vinho e um bom papo ao redor do fogão de lenha.

 

Fica próximo ao Itaimbezinho e ao Cânion Fortaleza. Não se esqueça de levar agasalho. Faz frio por lá.

Saiba mais aqui.

 

 

 

 

Estáncia La Paz – Paysandú/UY

 

Este lugar é para se encontrar a paz, efetivamente. Fica no município de Paysandú, no Uruguai, sendo os últimos 5km de estrada de terra. O lugar é lindo: a pousada está organizada num casarão antigo (embora tenha uma parte mais nova) do século passado e conserva, em muitos quartos, os móveis originais da família.

123 - Estância La Paz 132 - Hacienda La Paz

 

Tem piscina, cavalgada, passeio de bicicleta e um SPA campeiro, com boas opções de massagens. O restaurante é típico uruguaio. Vale muito a visita.

 

Saiba mais aqui.

 

Ainda tenho outras sugestões para este tipo de roteiro. Mas vai ficar para outro post.

 

Até lá!

andrea barros particular2

Mensagem Anterior Próximo Post

Você Pode Gostar Também

3 Comentários

  • Responder Freire 07/01/2017 em 19:02

    Parabéns pelo artigo, isso vai ajudar muito.

    • Responder Mulheres Donas de Si 10/01/2017 em 16:03

      Valeu!!! Cuntinue curtindo…

    • Responder Mulheres Donas de Si 10/01/2017 em 17:19

      Obrigada!!! Continue nos acompanhando. Abraços

    Deixe uma resposta