A pequena cidade de Treze Tílias, que se localiza na serra catarinense, é uma agradável surpresa para quem a visita. Dreizehnlinden (Treze Tílias, em alemão) foi fundada em 13 de outubro de 1933 por imigrantes da região europeia conhecida por Tirol. A maioria dos que vieram para esta cidade eram provenientes do Tirol Austríaco, mas também oriundos do Tirol Italiano chegaram nessa região. Na época, eles fugiam da crise econômica por que passava a Europa. Na foto, a casa de Andreas Thaler, que hoje abriga um museu que conta a história da vinda dessas famílias para o Brasil.
Em razão da I Guerra Mundial, a Áustria encontrava-se bastante abalada, o que fez com que o Ministro da Agricultura viesse para o Brasil com sua família e outras que se interessaram por desbravar um mundo novo. Andreas Thaler é considerado o fundador da cidade, que possui clima semelhante ao europeu e terras férteis, favoráveis à instalação de uma colônia. Até hoje o idioma alemão, além do italiano, são muito falados na cidade, que possui uma embaixada austríaca bem no centro. Na foto, Ernest Thaler, filho de Andreas, que veio para o Brasil com 5 anos de idade.
A arquitetura típica alpina que a cidade possui é característica da região do Tirol. As casas possuem sacadas, floreiras e muitas esculturas, especialmente nas portas. No hotel que ficamos, o Hotel Scheneider, as cabeceiras das camas são esculpidas.
Há grupos de danças típicas e restaurantes que servem as comidas do Tirol, como o delicioso apffelstrudel. O restaurante que fica dentro do Parque Lindendorf é uma boa pedida para se conhecer mais dessa cultura e apreciar, inclusive, o artesanato regional, como, por exemplo, os ovos de avestruz decorados.
Na cidade, dá para fazer um passeio de trem, que passa pelos principais pontos turísticos, como a Prefeitura e a Embaixada da Áustria, a Praça e a Igreja. O altar da igreja, totalmente esculpido em madeira, vale, por si só, a visita.
Aliás, a tradição de esculpir veio na mala dos austríacos. Por toda a cidade se vê ateliês de escultura e esculturas que adornam as ruas. É possível visitar os ateliês (na foto, Mariana Thaler) e adquirir peças únicas, como a Themis, a Deusa da Justiça, que trouxe para mim.
Ficou curiosa? Que tal passar um final de semana ou feriado por lá? Tem muitas opções de hotel e atrações interessantes. Ah, e uma cervejaria maravilhosa, também. Para encerrar (e inspirar) uma vista da cidade de Treze Tílias (em que foi gravada parte da novela Ana Raio e Zé Trovão, que passou na extinta Rede Manchete). Tenho mais algumas fotos no blog.
Até o mês que vem!
Sem Comentários