0320
Viagens

Uma roadtrip por Santa Catarina e Paraná.

Em tempos de dólar na estratosfera, o que encarece – e muito – as passagens aéreas, qualquer viagem de avião acaba custando mais do que o desejado. Mas para quem gosta de estar na estrada, viajar de carro também pode ser uma boa opção, em que pese o preço do combustível e as condições das estradas brasileiras.

Pensando nisso, montei uma roadtrip até Curitiba, porque queria visitar três lugares especialmente: São Francisco do Sul/SC e seu Museu Nacional do Mar, o Parque Estadual de Vila Velha, com suas formações de arenito e, também, queria fazer o passeio de trem entre Curitiba e Morretes (embora eu já conhecesse a Estrada da Graciosa). Foram 10 dias na estrada, em um passeio em família muito agradável (meus pais estavam conosco).

1

0822

Em São Francisco do Sul reservei um hotel no Centro Histórico com café da manhã (conheça ele aqui). Ficamos lá duas noites. A cidade nos surpreendeu positivamente, porque existem muitas atividades que podem ser realizadas além do Museu Nacional do Mar, que é bem interessante e vale a visita. O passeio de barco pela Baía da Babitonga, por exemplo, ficou para outra oportunidade. Em compensação, visitamos os três museus que a cidade possui (além do já mencionado Museu Nacional do Mar, o Museu Histórico da Cidade e o Museu Sacro), fizemos uma trilha no Parque Municipal, que tem uma vista linda da cidade e da Baía e caminhamos pelo parque da ribeira. As casas em estilo colonial açoriano complementam o visual.

1497

Em Curitiba, aluguei um apartamento muito bom e bem localizado, inclusive com garagem, para ficarmos durante uma semana. Aluguei pelo HomeAway. A negociação muito tranquila e segura. A economia foi enorme em comparação a um hotel para nós os cinco no mesmo período.

Além de visitarmos Curitiba, que te recebe de braços abertos e com atividades para todas as idades, num dos dias fomos até o Parque Estadual de Vila Velha, que estudei no colégio lá em Cacimbinhas, quando era criança. O Parque é muito bem organizado, com dois passeios diferentes: o das Furnas e o dos Arenitos. Você pode optar por fazer os dois ou apenas um deles. Fizemos os dois e, no segundo, as duas trilhas autoguiadas. Depois da visita, um bom café colonial em Witmarsun, já voltando para Curitiba.

1152

Mas o ponto alto foi, sem sobra de dúvidas, o passeio de trem entre Curitiba e Morretes. É preciso comprar a passagem na empresa credenciada, que fica na sede da rodoferroviária de Curitiba. Nós tivemos sorte, o tempo estava aberto e a vista da Serra do Mar é indescritível. O valor inclui a ida de trem (são umas 4h de viagem), o almoço em Morretes (prato típico da região, muito saboroso), um passeio em Antonina (para mim, muito mais bonita que Morretes) e a volta em um micro-ônibus ou van pela magnífica Estrada da Graciosa. O passeio dura o dia inteiro. A empresa oferece outras opções de passeio de trem, também.

0782

0601Em Curitiba, visitamos o Jardim Botânico, diversos parques, o Museu Oscar Niemeyer (MON), Museu Ferroviário, Rua das Flores, Feira do Largo da Ordem, o tradicional Bar do Alemão, o ônibus de turismo, fizemos passeios exclusivamente voltados para a Valentina, dentre outras atividades. Mas o mais legal é perceber como a cidade está preparada tanto para receber os pequenos viajantes como os adultos e deficientes. Vale muito a visita por lá.

Se você se interessou pelo roteiro, pode conferir mais dicas lá no blog http://dorsparaomundo.blogspot.com.br/search/label/Curitiba.

E se tiver mais uns dias livres, você pode conjugar com Beto Carrero World, com a Serra Catarinense (Urubici e Serra do Rio do Rastro ou a do Corvo Branco) e com águas termais (Gravatal e arredores). Desta forma, o roteiro fica bem completo e você volta para casa com muita história para contar.

Esta última parte, embora tivesse sido agregada ao nosso roteiro enquanto estávamos em Curitiba, não conseguimos executar desta vez. Nosso carro estragou no início da viagem de volta, precisou ficar na concessionária em Joinville e então decidimos voltar para casa. Pelo menos os danos foram no carro. Nós estamos aqui, todos prontos para outra aventura.

Até o próximo post!

 

andrea barros particular2

Mensagem Anterior Próximo Post

Você Pode Gostar Também

Sem Comentários

Deixe uma resposta