Coluna Estefânia Adams

USO DO TELEFONE EM REUNIÕES E EVENTOS!

 

Foto Marcelo Kuczura (1)

Se existe uma coisa que facilita a nossa vida e o nosso dia-a-dia é a tecnologia, especialmente a que você carrega no bolso ou na bolsa: o seu smartfhone. Com ele é possível estar em vários lugares ao mesmo tempo, com quantas pessoas você quiser, interagindo, compartilhando, conhecendo, buscando, trocando conhecimento, informação ou diversão. Mas o fato é que o uso deste aparelho merece alguns cuidados especiais, tanto no seu ambiente social quanto no seu ambiente profissional.

Se no dia-a-dia do seu trabalho o uso do celular pessoal deve seguir algumas regras, é durante as reuniões de trabalho que precisamos ter todo o cuidado possível com o seu uso e manuseio. Geralmente, reuniões tem pauta determinada e servem para discutir ou apresentar determinado assunto ou ação.          Durante as reuniões, sua atenção dever estar voltada unicamente para o que ali está sendo tratado, ainda mais quando dela participa algum cliente seu. É para ele e sobre ele que estão falando? É exclusivamente para ele que a sua atenção deve estar voltada. Então, se você é daquelas pessoas que fica verificando toda hora se há mensagens novas ou atualizações em suas redes sociais, o telefone deve ser desligado. Eu disse des-li-ga-do! Caso você resista não olhar para ele durante o tempo de duração da reunião, abaixe o volume de toque. Mas abaixe totalmente, ou seja, deixe-o sem som para não correr o risco de ouvi-lo tocando no meio da reunião – você, seu cliente e todos os presentes. Telefone somente em modo vibrar. Atendê-lo? Nunca! Somente em casos de urgência. E urgência é somente aquilo que requer solução imediata.

Atualmente, muitas empresas têm proibido o uso de telefones durante reuniões de trabalho e negócio. Os aparelhos são deixados do lado de fora da sala. É preciso entender que esta é a forma encontrada para manter seus colaboradores atentos aquilo que será tratado. Dispersão em trabalho custa dinheiro para a empresa. Pense nisso! E pense também que você não gostaria de estar falando com alguém ou para alguém que estivesse com sua atenção voltada para o celular e não para você. Este último vale para o profissional e para o pessoal.

O uso do aparelho em eventos segue quase as mesmas regras. Porém, você poderá deixá-lo ligado em eventos sociais e empresariais. E até poderá atendê-lo, mas isso depende do tipo de evento. Mas atenção: se for um evento tipo plateia, eventos com cerimoniais, espetáculos teatrais, jamais deixe-o ligado. Jamais! Deixar seu telefone tocar nestas ocasiões é imperdoável!

Importantíssimo lembrar que não são todos os eventos em que são permitidos fotos e filmagem, recurso este tão utilizado ultimamente. Se esta for a regra, por favor, respeite-a! Se estiver liberado ou mesmo se o evento for mais despojado, use o bom senso sempre. Na hora das fotos, não vire o centro das atenções. A não ser que você realmente seja o centro das atenções. Na hora da filmagem, nunca, mas nunca vire parte do cenário, com sua silhueta, na maioria das vezes em pé e de costas para os demais convidados, interferindo ou compondo a cena.

Eu sei o quanto, muitas vezes, atender ligações, fazer fotos e filmagem usando seu celular são irresistíveis. Uma selfie, então! Quem nunca? Mas vá com calma! Vá com cuidado! Bom senso vale ouro! E a sua imagem.

104

 

2emdb94

 

Mensagem Anterior Próximo Post

Você Pode Gostar Também

Sem Comentários

Deixe uma resposta