Viagens

Veneza, a origem das máscaras

0296 - a primeira vista de Veneza           Pegando carona no Baile de Máscaras realizado em comemoração aos dois anos do blog, venho falar um pouquinho sobre a cidade origem das máscaras, Veneza. Quem não conhece, não imagina como a cidade é; quem conhece, via de regra, apaixona-se à primeira vista, meu caso. Os Vaporettos (uma espécie de ônibus de linha, ops… ônibus, não, barcos de linha) são o meio de transporte mais comum por lá.  A deles, tem os táxis, que são igualmente barcos.

           Veneza possui 118 ilhas e, pelo menos, 118 igrejas . Nas ilhas não há veículos, eles chegam até a Estação Santa Lucia, a principal, e devem ficar estacionados por ali. É uma cidade totalmente para pedestres. E como há pedestres nessa cidade… Mesmo estando na baixa temporada, havia muita gente por lá. Ah, mães viajantes, uma dica: é bem complicado andar com carrinhos para bebês por lá, porque são infinitas pontes e escadarias que interligam as ilhas.0357 - Ponte do Rialto - Veneza            A Ponte do Rialto é um dos pontos altos de lá. Dali a vista é incrível do Grande Canal. Impossível tirar da memória essa vista de Veneza.

0373 - Veneza 0387 - canal piccolo          Veneza foi totalmente construída nesse conjunto de ilhas que fica na Lagoa de Veneza, no Mar Adriático. São 177 canais e 400 pontes. Em 1846 foi construída a ponte férrea, ligando a parte continental de Veneza (Mestre) com o arquipélago e somente em 1933 foi construída a Ponte da Liberdade e um estacionamento para carros.  Possui a maior área europeia livre de carros e é considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Aqui foi rodado o filme O Turista, com Johny Deep e Angelina Jolie.

0471 - Piazza di San Marco           Sobre o passeio de gôndolas, sim, são tradicionais e você TEM que fazer pelo menos uma vez na vida. É caro e tem que negociar diretamente com os gondoleiros longe dos pontos turísticos (paguei 60 euros para 4 pessoas, mas chegaram a me pedir 120…). Se é romântico? Não achei nada de romântico, aliás, os canais fedem no inverno, imagina no verão…  Faça o seu e tire suas próprias conclusões.

0521 - Veneza           E por falar em máscaras, existem muitas por lá, em toda a parte.  Elas foram criadas para que os nobres participassem do Carnaval sem serem reconhecidos, já que se trata de uma festa popular. Deu tão certo que hoje o Carnaval de Veneza é mundialmente famoso.

0582 - Veneza

andrea-barros-particular2-copia

 

 

Mensagem Anterior Próximo Post

Você Pode Gostar Também

Sem Comentários

Deixe uma resposta