Viagens

Viagens em família.

Mês de outubro chegou e com ele, além da Primavera, a belíssima estação das flores, o Dia da Criança, comemorado no mundo todo. Historicamente, cada país deveria escolher a sua data. No Brasil, o Decreto nº 4.887/24 instituiu o dia 12 de outubro como data oficial para as comemorações. Segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), no entanto, o Dia da Criança é o dia 20 de novembro, data em que foi oficializada a Declaração dos Direitos da Criança.

Atualmente, a data, assim como várias outras, tornou-se um tanto comercial, especialmente depois que uma conhecida empresa de brinquedos lançou, em 1955, uma campanha de marketing para alavancar as vendas. Como os resultados foram bons, a campanha foi sendo relançada anualmente, até os dias atuais (se bem que hoje em dia o bombardeio de propaganda é tanto, que não precisa mais de data…).

E se, ao invés de presente, a gente vivesse uma experiência com nossos filhos? Essa é a proposta do post de hoje: refletir e sugerir uma viagem, um passeio próximo com nossos filhos, algo imaterial que deixe neles boas recordações, afinal de contas, é isso que se leva da vida.

Então, pedi auxílio aos universitários sobre passeios legais para se fazer em família. Consultei a Valentina, minha filha de 11 anos, e ela lançou as seguintes respostas:

0901 - Disneyland

1) Top of mind: Disney Paris. Para ela foi a melhor experiência que vivemos juntos, “menos a montanha russa do Nemo, mãe”, disse-me ela. “Avisa às pessoas que é roubada”… Contei tudo sobre nossa experiência na Disney Paris aqui.

4658

2) Faunía: é um parque enorme do tipo zoológico, que fica em Madri. É muito legal e vimos muitos animais diferentes. Passamos um dia muito divertido.

0263 - Museu do Louvre

3) Museu do Louvre, em Paris: “ver a Monalisa foi inesquecível”. “E também as múmias.”

267

4) Corcovado, no Rio de Janeiro.

052 - Praia da Ponta Negra - Natal

5) Praia da Ponta Negra, em Natal.

Essas são as cinco sugestões dela. E é impressionante como ela curte viajar conosco. Ela aproveita bastante e depois conta com detalhes tudo o que aprendeu. Viajamos com ela desde que ela era pequenina e ainda temos muitos planos para viajarmos juntos.

Candelária

Candelária

IMG_2195

 

DSC04521Mas existem opções do nosso lado que não são tão caras. Perto de Santa Maria, por exemplo, tem o Museu de Ufologia, em Itaara, que vale a visita. Tem o Museu Municipal de Candelária, com seus dinossauros fossilizados. O parque de Mata, da madeira que virou pedra. A cascata em Nova Esperança do Sul e as Missões um pouco mais longe. Gosta de natureza? Que tal visitar o Salto do Yucumã? Ou os Cânions na região de Aparados da Serra? Está meio apertado de grana? Um piquenique numa praça ou parque já faz a diferença.

Qualquer experiência dessas vale muito mais do que um brinquedo, por vezes, caro, que logo vai ser deixado de lado. E não importa a idade do filho. Vai ser uma curtição passar o Dia da Criança junto com os pais, em pleno divertimento.

Existe um grupo muito legal no Facebook que reúne famílias viajantes e que troca dicas muito legais: é o Viagens em Família. Ali tem dicas desde como se viajar com bebês até com adolescentes.

Menos presentes materiais e mais carinho e amor, por favor.

andrea barros particular2


 

Mensagem Anterior Próximo Post

Você Pode Gostar Também

Sem Comentários

Deixe uma resposta